O deputado Max Russi (PSB) disse, nesta quarta-feira (9) que caminha para consenso a candidatura de reeleição de Eduardo Botelho (DEM) à presidencia da Assembleia Legislativa. Ele estima que o democrata tenha hoje a maioria dos votos, variando de 14 e 15, que lhe vão assegurar a permanência no cargo.
“Acredito que deve haver consenso. O Botelho tem hoje 14, 15 votos, e acredito que isso seja a maioria. Mas, vamos continuar conversando com deputados porque quanto maior o apoio, maior o consenso, contribuindo para o desempenho da Casa”, disse.
Max Russi está na lista dos apoiadores cotados para a primeira-secretaria na chapa de Botelho. O cargo está sendo disputado por ele, Janaína Riva (MDB) e Guilherme Maluf (PSDB) – os dois últimos com recuo da disputa para ser presidente.
“Tenho conversando com todos os deputados. A Janaína é uma grande parceira, grande liderança, e o Guilherme da mesma forma. Mas não tenho conversado só com eles, mas com todos os deputados que ajudar a votar, a escolher. Acredito muito que já estamos para um consenso. Mas, é preciso agregar”.
No mês passado, Botelho disse que a escolha do primeiro-secretário em sua chapa será feita com disputa entre os pretendentes. Segundo ele, aquele que tiver mais apoio interno, no grupo, deverá concorrer ao cargo.
Hoje, em tese, o principal adversário de Eduardo Botelho em eventual disputa é o deputado novato Silvio Fávero (PSL), que recebeu apoio da Executiva nacional do partido para concorrer ao cargo. Ele articula um grupo com participação, principalmente, de parlamentares que vão exercer o cargo pela primeira vez. E Janaína Riva é cogitado para a primeira-secretaria. A eleição está programada para 1º de feveiro.