O novo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), toma posse neste dia 1º de janeiro de 2019, em três diferentes atos. Mauro é o 56º a governar o Estado.
O primeiro ato ocorrerá na Assembleia Legislativa, às 16h30, quando Mendes e o seu vice, Otaviano Pivetta (PDT), assinarão o termo de posse.
Esse ato é a comprovação de que os políticos estão aptos a assumirem os cargos para os quais foram eleitos.
Em seguida, fará um pronunciamento cuja duração ficará a critério dele. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) também irá discursar.
Toda cerimônia no Legislativo tem previsão de durar entre 30 minutos e 1h.
Da Assembleia, Mendes e Pivetta seguirão direto ao Palácio Paiaguás. Lá, o democrata receberá a faixa de governador de Pedro Taques.
A transmissão simboliza a transferência de poder entre um governo e outro e será realizada no salão dos carros, saguão que fica na parte frontal da sede do Poder Executivo.
Segundo a assessoria, esse ato será bem simples e a estimativa é de que dure no máximo 30 minutos, já que não haverá discurso no local.
Depois disso, Mendes vai se dirigir até a Fatec/Senai, na Avenida 15 de Novembro, em Cuiabá, onde presidirá a cerimônia de nomeação dos secretários.
O ato, que está previsto para começar às 18h, será iniciado com a passagem de Mendes pela Guarda de Honra das Forças Militares Estaduais em frente ao prédio.
Logo depois, concederá entrevista coletiva à imprensa, que deve durar 20 minutos. Encerrada a coletiva, o novo governador seguirá para o evento no salão. Apenas ele irá discursar.
Com o término do evento, previsto para até 20h, Mendes fará um confraternização com alguns amigos e familiares em sua própria residência.
De acordo com assessoria de imprensa do novo governador, todo o evento, incluindo segurança, som, buffet e decoração ficará em torno de R$ 100 mil. Não serão servidas refeições em nenhuma das cerimônias. Apenas na nomeação dos secretários, o último ato, serão oferecidos água e suco de caju.