Política

Maluf diz que não descarta sua candidatura à presidência da Assembleia

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) disse, nesta terça-feira (27), que não descarta disputa para a presidência da Assembleia Legislativa. Ele afirmou que articula base de apoio e tem recebido diariamente parlamentares para conversar sobre a formação de chapa.

A declaração foi feita em entrevista à rádio Capital FM e representa um recuo da possibilidade de integrar a chapa do atual presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM).

“Diariamente eu tenho recebido um, dois deputados; a minha ideia é formar um grupo [com parlamentares], que tenham os mesmos princípios que a gente quer ter à frente do Poder Legislativo. Aí, se eu tiver com o presidente, ótimo; se não tiver, paciente. Mas, não descarto de forma alguma a minha candidatura à presidência”.

Maluf é o primeiro parlamentar a oficializar sua pré-candidatura à Mesa Diretora. O anúncio foi feito algumas semanas depois as eleições de primeiro turno, na qual foi eleito para mais quatro anos de mandato.

Na mesma época, o tucano afirmou que existia a chance de integrar a chapa de outros concorrentes ao cargo desde que suas propostas de modificações na organização da Assembleia Legislativa fossem aceitas. E falou nominalmente na possibilidade de se unir a Botelho.

Hoje, ao ser questionado sobre a sinalização de apoio do governador eleito Mauro Mendes (DEM) à candidatura Eduardo Botelho, Maluf disse não se preocupar com peso do nome de Mendes e nem com uma eventual chapa entre Janaína Riva (MDB) e Botelho. A líder da oposição articula para ocupar a primeira-secretaria da próxima legislatura.

“Eu já tenho um tempinho de parlamento, e essas discussões [sobre fechamento de chapas] só vão terminar dois dias antes da eleição da Mesa. Qualquer coisa que se tenha agora se pode mudar completamente. Quem estiver à frente precisa ter apoio dos deputados, porque governador não vota, pode ter influência, mas não vota”.

No cenário atual, o nome de Eduardo Botelho aparece como o mais forte na concorrência, apesar do parlamentar não ter anunciado pré-candidatura. Uma oposição mais definida se desenha pela articulação do deputado eleito, delegado Claudinei (PSL), que tenta emplacar discurso de inovação e já disse que não apoiará candidatura de deputados veteranos. A eleição da nova Mesa Diretora deve ocorrer na primeira semana de fevereiro de 2019.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões