O homem cada vez mais deixa de respeitar o meio ambiente, agredindo a natureza como forma de desenvolvimento desordenado para suas conquistas de enriquecimento ou poder de liderança absoluta do planeta.
Portanto o mundo enfrenta um intenso processo de desmatamento das florestas e áreas de preservação ambiental que em geral extensa, com certo grau de ocupação humana dotada de atributos principal de qualidade de vida e o bem estar das populações humanas.
Alguns exemplos atuais ocorridos como o terremoto na Indonésia, o ciclone na Índia, o incêndio no estado da Califórnia nos Estados Unidos, nas Filipinas a passagem do tufão, no Brasil a tragédia de Mariana em Minas Gerais numa barragem da mineradora Samarco que se rompeu liberando dejetos de mineração no ambiente, destruindo toda uma comunidade. E em Niterói, Rio de Janeiro do Morro da Boa Esperança e mais uma intensidade de acidentes e fenômenos naturais que ficam no esquecimento das pessoas.
Como podemos sonhar com o futuro sem termos a certeza do presente que vivemos?
Cada vez mais o cenário ambiental passa por grandes modificações seja nas destruições de menores proporções acontecem no mundo às centenas, todos eles transformando de forma negativa o meio ambiente natural.
As cidades estão passando por momentos de total insegurança, terrorismos, radicalismos, assaltos, intimidando cada vez mais o medo da sobrevivência humana. O clima seco, mudanças climáticas e a ambição dos homens nos deixa desmotivados a amedrontados com esse desprezo com a natureza e a vida.
O final do ano se aproxima sem nenhuma saudade ao povo brasileiro, somente esperanças e expectativas, acreditando em mudanças e transformações que depositamos nas urnas.
Não deixar de sonhar que o Papai Noel existe, são sentimentos e esperanças, para um mundo onde a vida é o que tem de melhor para todos os homens.