O Palácio Nacional da Pena. Este grandioso monumento é um destino turístico espetacular e uma das Sete Maravilhas de Portugal. Cituado na Freguesia de São Pedro de Penaferrim, no Concelho de Sintra e no Destrito de Lisboa.
Este castelo hoje em dia é muito diferente dos outros devido a sua cor chamativa (amarelo, vermelho…), também é muito apreciado pelo seu estilo arquitetônico romântico e com detales manuelinos mas o Palácio da Pena não era assim a muito tempo atrás…
Tudo começou no reinado de D. João quando ocorreu a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Pena. Ao passar dos anos no reinado de D. Manuel I o próprio rei mandou construir , cumprindo uma promessa, um mosteiro de madeira no qual doou a ordem de São Jerónimo (mais tarde virou um edifício de cantaria para cerca de 18 monges).
No século XVIII um devastador raio destrui praticamente todo o mosteiro e juntamente com os danos causados no terremoto de 1775 o mosteiro ficou em ruinas.
Mais tarde no século XIX o rei D. Fernando II madou construir um palácio naquele mesmo local do qual seria a sua “ Casa de Verão´´ a construção foi dirijida pelo arquitecto amador Barão von Eschwege. Ao reconstruir o antigo mosteiro o arquitecto se baseou nos estilos manuelinos, arabes e também e no Convento de Cristo em Tomar.
Foi neste palácio que o rei Eduardo VII do Reino Unido jantou com os nobres portugueses daquela época, na sua visita oficial à Portugal.
Algum tempo depois veio o reinado de D. Carlos I e de sua esposa Dna Amélia logo a seguir chegou o reinado de seu filho D. Manuel I, o último monarqua a abtar naquele palácio.
Hoje em dia os bilhetes para visitar o Palácio da Pena e o parque da Pena custam 14 euros.