Política

Governo diz ter caixa para pagar RGA e aguarda decisão do Tribunal de Contas

O chefe da Casa Civil Ciro Rodolpho disse, nesta terça-feira (6), que o governo fará "aperto" para cumprir a aplicação da RGA na folha de pagamentos, mas aguarda o julgamento de mérito do TCE (Tribunal de Contas do Estado) sobre o assunto.

"O governo tem dinheiro no Orçamento para quitar a RGA, mas estamos aguardando o julgamento do mérito pelo TCE para repassar para a folha. se não sair a decisão até o dia do pagamento, o governo  está preparado para fazer uma folha suplementar".

O tribunal terá que julgar a validade da ponderação do Executivo de que a aplicação de 5,19% divididos para as folhas de outubro e novembro não irá acrescer o volume despesas com folha salarial dos servidores estaduais.

A petição assinada pelo governador Pedro Taques aponta que a RGA não não aumenta os gastos por ter uma revisão salarial medida pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).

Há duas decisões parciais a favor do pagamento. A primeira é do conselheiro substituto Isaias Oliveira que em setembro passado acatou a argumentação do Executivo e suspendeu o veto à aplicação. No mês passado, o pleno seguiu a decisão monocrática.

Conforme Ciro Rodolpho, a expectativa do governo é que o TCE julgue o mérito até a próxima terça-feira (13). "Hoje, o tribunal nos pediu informação complementar ao pedido Inicial, não era o que queríamos, mas acredito que até o dia 13 esteja julgado o mérito".

O governo da quitar a folha salarial na segunda (12), visto que o dia 10 cairá num sábado. Esse é o prazo dado pelo Fórum Sindical de espera pela decisão sobre a revisão. Caso não seja aplicada, eles devem votar greve geral no dia 13.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões