Política

Deputados federais e senadores atuais somam 791 processos na Justiça

Os deputados federais e os senadores em exercício somam, respectivamente, 644 e 147 ações e inquéritos na Justiça. São ações de improbidade administrativa, ações penais sobre diversos crimes, como os de corrupção, formação de quadrilha, peculato e inquéritos relacionados a esses temas.

Os dados foram divulgados no domingo (7) e são do projeto Vigie Aqui, realizado pelo Instituto Reclame Aqui. O banco de dados do projeto é atualizado diariamente. Foram excluídos crimes contra a honra e processos que tramitam sob segredo de justiça.

O mesmo projeto mostra que dos 513 deputados federais, 221 têm dívidas com a Justiça. No Senado, são 43 congressistas em mandato hoje que estão envolvidos com ações e inquéritos judiciais. O número é equivalente a 53% de todos os senadores atuais.

Por Estado

Os senadores do Estado de Santa Catarina lideram a lista com maior volume de pendências na Justiça entre os políticos, com 17 ações e inquéritos. O número representa 12% das 147 total para senadores.

Em seguida está Rondônia, com 11%. Minas Gerais, com 10%. Os senadores do Estado do Rio de Janeiro representam 8%. Eis todos os Estados:

Entre os deputados, São Paulo lidera como Estado com 83 ações e inquéritos. O valor representa 13% do total. Eis a lista:

Governadores

Dos 27 governadores atuais, o projeto indica que 16 possuem processos, o que equivale a 59%. Entre os vice-governadores, 10 estão envolvidos com alguma ação, 37%.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões