O réu Domingos de Barros Sá invadiu, na tarde desta segunda-feira (1), o Fórum da cidade de Vila Rica (a 1.259 quilômetros de Cuiabá) e acertou um tiro no ombro do juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva.
De acordo com informações preliminares, levantadas junto aos servidores da comarca, o juiz havia acabado uma Audiência de Custódia, quando um advogado adentrou à sala seguido pelo agressor. O homem sacou a arma escondida e ameaçou promotor de justiça. O magistrado interveio na situação e após se aproximar dele entrou em luta corporal, em seguida houve o disparo.
A bala teria se alojada na clavícula do juiz Carlos Eduardo. Por isso, o magistrado será transportado para Palmas para cirurgia. A polícia, que também estava no local e acompanhou o impasse e solicitou que Domingos largasse a arma, mas não obteve sucesso. O agente policial disparou contra o agressor, que faleceu no local.
Domingos respondia a um processo de homicídio qualificado. Ele seria levado para o tribunal de júri.
O juiz Carlos Eduardo foi encaminhado para o Pronto Socorro do município que fica próximo ao fórum. Depois de constatado o quadro clínico estável, o magistrado foi encaminhado ao hospital de Palmas/TO (à 480 km de distância). Ele foi levado para o outro estado por que é o mais próximo de Vila Rica para cirurgia de retirada do projetil.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, irá para o Fórum de Vila Rica se dirigirá para a cidade para acompanhar o caso e avaliar a medidas a serem tomadas.
Foi o quarto caso de ataque ou ameaça a magistrados de Mato Grosso no intervalo de pouco mais de um mês. Na semana passada, o juiz Jorge Hassib Ibrahim, de Paranatinga (a 536 km de Cuiabá), foi agredido com um soco pelo advogado Homero Nedel.
Atualizada as 17h50