Candidatos do PT e PSL em Mato Grosso, partidos dos dois primeiros colocados na pesquisa para a presidência da República, intensificaram a campanha para Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, respectivamente, nas últimas semanas.
A juíza aposentada Selma Arruda (PSL) colocou sua imagem à do presidenciável seguindo e nesta semana Haddad e sua vice Manuela D’ávila (PCdoB) apareceram em vídeos de ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB); ambas concorrentes ao Senado.
O trabalho faz parte da estratégia de intensificação dos nomes dos candidatos à Presidência nas duas últimas semanas de campanha. Bolsonaro e Haddad estão cogitados para o cenário mais provável de segundo turno no país, com intenção de votos de 27% e 21%, respectivamente, do eleitorado, conforme pesquisa do instituto Ibope divulgada nesta quarta-feira (25).
Selma Arruda começou a intensificar sua aproximação da imagem de Bolsonaro na semana passada, com associação pelo jargão “a senadora do Bolsonaro”. A assessoria da candidata afirma que a mudança teve início logo após o ataque à faca contra Bolsonaro, no início deste mês.
“É uma estratégia nacional em todos os Estados onde têm candidatos de apoio a Bolsonaro. Por ele não poder mais fazer campanha corpo a corpo, os principais candidatos nos Estados começaram a intensificar a campanha a favor dele”.
No PT, a estratégia começou a tomar mais corpo na semana passada, com a divulgação das pesquisas em que Haddad aparecia em segundo lugar nas pesquisas de votos, subida registrada logo após o anúncio pelo partido de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fora da disputa.
Na propaganda, no horário eleitoral gratuito, de segunda-feira (24), a candidata a vice-presidente Manuela D’ávila apareceu na inserção da professora Maria Lúcia Cavalli Neder, e nesta quarta (26) foi a vez de Fernando Haddad. A peça exibida na primeira inserção do programa no dia seguiu estratégia nacional de associação de Haddad a Lula.