Cidades

Unemat abre mais de 100 vagas para mestrado e doutorado

Um total de 107 vagas de mestrado e doutorado foi disponibilizado nesta semana pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), nas áreas de Linguística, Educação e Estudos Literários. A taxa de inscrição varia de R$ 100 a R$ 150, cada área tem prazo e documentação específica, com editais no portal da instituição.

A inscrição em Linguística começa no dia 15 deste mês e vai até 26 de outubro, podendo ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Linguística, em Cáceres, ou pelo Correio (Sedex). São 25 vagas para mestrado e 20 para doutorado. O programa propõe cinco linhas de pesquisa: processos discursivos; significação; variação e mudança; práticas sociais da linguagem; e descritivos de análise e documentação de línguas indígenas.

Já o mestrado em Educação abriu inscrições na segunda-feira (03), que vão até 28 de setembro. O edital abrange candidatos de nacionalidade colombiana previstos no termo de cooperação entre a Unemat e a Universidad Nacional de Colombia. Tem caráter regular, presencial e integral. Possui duas linhas de pesquisa: educação e diversidade e formação de professores, políticas e práticas pedagógicas.

Também começam na terça (11) o período de inscrições para o processo seletivo aos cursos de mestrado e doutorado em Estudos Literários, turma 2019, que segue até 11 de outubro. Serão 25 para mestrado e nove para doutorado. O programa possui três linhas de pesquisa: literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa, literatura, história e memória cultural e Leitura, e literatura e ensino.

Podem concorrer às vagas de mestrado os portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento. O processo de seleção é dividido em três etapas eliminatórias e classificatórias: prova escrita, projeto de pesquisa e entrevista. Já para o doutorado, o processo de seleção é dividido em duas etapas eliminatórias e classificatórias: projeto de pesquisa e defesa oral do projeto. Serão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou maior que sete em cada uma das etapas de seleção e na média aritmética final da avaliação.

SERVIÇO

Outras informações específicas sobre as vagas podem ser obtidas no portal da Unemat: http://portal.unemat.br/. Na aba ‘editais de pós-gradução’. (65) 3221-0000 (geral).

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.