A Magia é a arte de movimentar forças da natureza para determinado fim. Ao contrário do que a grande massa pensa, a Magia é uma ciência complexa, científica e restrita. Para que alguém se torne um mago é necessário anos de estudos que por si sós não garantem a preparação do mesmo nem sua qualificação. É necessário que se entenda e compreenda muito bem as regras das filosofias, das artes, das religiões e das ciências, de modo geral, para que, baseado nesses conhecimentos, se possa arriscar a tentar lidar com as energias naturais.
Muito distante dos despachos que vemos com frequência nas ruas e esquinas da cidade e do campo, a Magia real requer preparações tais que a sua realização é apenas o culminar de uma série de fatores científicos rigorosamente seguidos por alguém que os conhecendo dentro da física, química, biologia, geografia, filosofia, teologia, entre outras ciências, acaba por se tornar uma espécie de médico, ou sacerdote, que tenta encaminhar potências energéticas para determinados focos preestabelecidos. Acender uma vela, fazer um banho, essas coisas por si sós não são magia; essas ações, de fato, possuem uma reação astral e física sobre aqueles que as fazem e utilizam, no entanto, o domínio total de tudo que é realizado mesmo dentro dessas duas ações pertence aos poucos magos existentes, poucos e desconhecidos.
A preparação de um mago dura a vida toda e nunca termina; sempre as ciências apresentam novas descobertas e teses que devem ser estudadas tendo como base a sabedoria milenar que é passada de Mestre a Discípulo a fim de se tentar chegar perto da origem da humanidade e consequentemente efetivar o reencontro da humanidade com sua essência, pois, no fundo, a Magia é isso, encontra-se com a essência natural da qual nos afastamos na noite dos tempos. Quanto mais nos aproximamos da natureza, de suas leis e manifestações, mais compreendemos o sentido de tudo que vivemos e ainda vamos viver. Deus é um quebra-cabeça que deve ser montado por conta de cada criatura dentro de si; a cada momento da vida nos deparamos com novas peças e em momentos sublimes conseguimos encaixá-la no todo. No dia em que a humanidade conseguir montar o todo disperso, fecundando a terra com a harmonia e a beleza, a Magia terá cumprido sua missão na terra, pois os homens saberão que na verdade a busca de si só é concluída quando me busco no outro, e essa Magia alguém já nos ensinou, na prática, com muito amor. Saravá.