Esportes

Cuiabá EC cada vez mais perto da Série B

O Cuiabá Esporte Clube está cada vez mais perto de entrar na Série B em 2019. Na noite da última segunda-feira (20), o Dourado venceu o Atlético Acreano por 2 a 0 no primeiro jogo das quartas de final da Série C. A partida aconteceu na Arena Pantanal e contou com a participação de quase 25 mil torcedores.

O jogo, que aconteceu após dois dias de shows do festival Rock Arena e entre a chegada de um frio (fazia 23 graus na hora da partida), prometia ser difícil.

Contudo, dois jogadores do Cuiabá mudaram a história.  O primeiro gol veio no primeiro tempo de partida. Aos 36 minutos, os donos da casa conseguiram vencer um bloqueio do time acreano. O meia Alê aproveitou o passe de Eduardo Ramos para abrir o placar.

O segundo gol veio somente no finalzinho do segundo tempo da partida. Aos 42 minutos, o volante Escobar cobrou a bola do escanteio. O zagueiro Edson Borges apareceu livre para fazer o gol e garantir a meta do Cuiabá para ir a semifinal.

Se conseguir vencer o próximo jogo, o Cuiabá pode sair da Série C e entrar para tão sonhada Série B.

Fundado em dezembro de 2001, o time já conseguiu diversos títulos.Somente em 2003 o Cuiabá Esporte Clube entrou para o quadro profissional de futebol. Foi o único time do estado a participar de um campeonato internacional, que é a Copa Sul-Americana. Desde então ele vem transitando entre a Série C e D.

O objetivo do time é claro – sair do mapa regional e ganhar uma posição nacional de destaque. Quem sabe até uma Série A em 2020?

Este também era a meta do Atlético Acreano. Desde 1991, o time tenta buscar uma posição na segunda divisão. Neste mesmo ano, a equipe terminou na 60ºcolocação entre os 64 participantes.

Segundo a Folha de S. Paulo, o Acre é um dos cinco estados do país que nunca teve equipes na elite do futebol. O Atlético sofria com falta de recursos e de estrutura com seus jogadores. Com acesso difícil, o Atlético só conseguiu chegar a Série C no ano passado.

O adversário do Cuiabá Esporte Clube foi definido logo após o término da fase de grupos da Série C. Derrotado pelo Bragantino (SP), o Cuiabá acabou no terceiro com 32 pontos que foram conquistados em 18 partidas.

No total, foram 10 vitórias, dois empates e seis derrotas. O time teve o melhor ataque da competição e marcou 32 gols.

Já o Atlético Acreano terminou a fase de classificação com a segunda colocação. O time fez 30 pontos. Eles obtiveram nove vitórias, três empates e seis derrotas. No total, marcaram 25 gols e sofreram 22.

O próximo jogo do Cuiabá será contra o próprio Atlético Acreano no Estádio Florestão, em Rio Branco (AC), na próxima segunda (27). A previsão é que o jogo comece às 21h. O dourado pode até se dar o luxo de perder por um gol de diferença para garantir a vaga nas semifinais.

Contudo, para desbancar o Cuiabá, o time acreano precisa conseguir uma vitória por três ou mais gols de diferença para garantir um lugar na Série B. É a única forma de desbancar o Dourado. Caso a soma dos gols empate, o desfecho será decidido pelos pênaltis.

Para vencer (ou perder se o Atlético não fizer gols suficientes), o Cuiabá subirá definitivamente a semifinal. O que o leva a ser classificado consequentemente a Série B de 2019. Pode ser a primeira vez que o Dourado sobe de nível em 18 anos de história.

Público recorde

O jogo, por si só, rendeu outra vitória. A partida entre Cuiabá e Atlético (AC) teve o maior público registrado em uma partida envolvendo um clube mato-grossense na Arena Pantanal. Quase 25 mil torcedores compareceram ao jogo na noite desta segunda-feira (20).

Esta não foi à primeira vez. O maior público registrado envolvendo equipes de Mato Grosso já pertencia ao Cuiabá. No dia 1º de maio de 2014, na terceira partida após a inauguração do estádio, 21.385 torcedores acompanharam o empate entre o Dourado e o Internacional, por 1 a 1.

Os 24.636 presentes ao jogo desta segunda são considerados o maior público mesmo envolvendo jogos de equipes de Mato Grosso contra adversários da primeira divisão nacional.

Árbitro da FIFA apita jogo

 O árbitro Raphael Claus foi escalado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para apitar a partida entre Cuiabá e Atlético (AC) na Arena Pantanal. Do quadro da FIFA, ele apitou nada menos do que  15 finais ao longo de sua carreira e foi eleito, no ano passado, o melhor árbitro da Série A do Campeonato Brasileiro.

Apenas em jogos da primeira divisão do futebol nacional, Claus já acumula 96 partidas apitadas. Entre os assistentes, todos filiados à FPF, está Danilo Ricardo Simon Manis, que também faz parte do quadro da FIFA. O quarteto de arbitragem é completado com Rogério Pablos Zanardo e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos