Cidades

Internautas brasileiros não costumam doar sangue apontam pesquisa

Com os avanços da tecnologia, as pessoas ficam mais tempo conectadas a celulares, computadores e nas redes sociais, porém uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta em junho deste ano, revela que 64% dos “conectados” nunca realizaram a doação de sangue.

Os bancos de sangue de Mato Grosso, constantemente vivem precisando de doações e realizam campanhas. O MT Hemocentro possui um ônibus chamado Hemobus que realiza a coleta de sangue em várias partes do estado.

A pesquisa realizada com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil revela que apenas 20% já doaram sangue mais de uma vez e 14% realizaram a doação apenas uma única vez.

Entre os doadores, 57% dizem que doaram por gostar de ajudar o próximo, 39% porque um amigo ou parente estava precisando, 11% foram doar após ver na imprensa que os bancos de sangue estavam precisando de doações e outros 8% foram doar para ganhar um dia de folga no trabalho.

Já questionados, os 64% que nunca doaram sangue revelaram que destes, 28% alegam não ter um motivo especifico, outros 18% dizem ter medo e 14% afirmam estar abaixo do peso mínimo para doar. A falta de informação também é uma razão, pois 8% alegam não saber onde doar.

Outros 8% não doaram por já ter tido hepatite, malária, leucemia ou outras doenças que não permitem fazer doação de sangue e 8% declaram estar em um grupo de risco. A falta de tempo também é uma justificativa para 8%.

Quer ser doador?

Em Cuiabá há três locais onde é possível doar sangue: o Hemocentro, o banco de sangue do Pronto Socorro e o Hospital Santa Helena. A doação é um ato simples, mas o voluntário deve estar dentro de alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Confira abaixo os critérios:

• Ter entre 18 e 69 anos;

• Ter peso igual ou superior a 50 kg;

• Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Impedimentos temporários:

• Se estiver gripado, resfriado, com febre, espere sete dias após o desaparecimento dos sintomas;

• Período gestacional;

• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

• Amamentação;

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

• Tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

• Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;

• Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Benefícios

Além do doador de sangue praticar uma boa ação, estudos apontam que o ato de doar sangue contribui para a saúde do próprio indivíduo que o pratica, como por exemplo:

1 – Redução de doenças cardíacas

A doação de sangue reduz a viscosidade e a quantidade de ferro em seu sangue. Hoje se sabe que o excesso de ferro é um problema grave, pois causa stress oxidativo no sangue. Em um estudo recente, descobriu-se que doadores regulares de sangue (1 vez por ano) são 88% menos propensos a terem ataques cardíacos.

2 – Redução de câncer

A doação de sangue reduz o nível de radicais livres no sangue. Por isso, a doação de forma regular também está associada a uma redução na incidência de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, pulmão, cólon e garganta. Aliás, apenas para constar: antigamente havia um mito que doação de sangue aumentava a incidência de câncer, mas esse mito já foi 100% desbancado pela ciência moderna.

3 – Folga no serviço

Uma das maneiras encontradas pelo governo para estimular a prática voluntária de doação de sangue é beneficiar o doador com algumas regalias. A principal delas, garantida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é o direito de se ausentar no trabalho por um dia por ano.

Esse benefício é concedido no dia em que a pessoa vai realizar a doação, que é comprovada por meio de um atestado de comparecimento.

4 – Auto exame gratuito

Ao doar sangue, além de contribuir para saúde do próximo, o próprio doador acaba contribuindo para a sua também. Para que o seu sangue seja utilizado, os hemocentros realizam uma série de exames, com o objetivo de identificar se ele está apto ou não para ser armazenado no banco de sangue.

Dentre os testes realizados nos sangues doados estão os exames para identificar a presença de algumas doenças como hepatite B e C, sífilis e HIV. Garantindo assim a segurança daqueles que irão precisar desta doação em algum momento.

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.