O McDonald’s anunciou que irá substituir os canudos de plástico por outros, de papel, em todas as suas lojas no Reino Unido e na Irlanda. A mudança, que começará a ser posta em prática em setembro, só será concluída ano que vem. A decisão segue uma tendência entre companhias, após o governo britânico propor banir o uso de produtos descartáveis de plástico, como canudos e cotonetes.
“Refletindo o amplo debate público, nossos consumidores nos disseram que queriam uma mudança sobre os canudos”, informou a companhia, segundo a BBC. Para o Secretário de Meio Ambiente, Michael Gove, trata-se de uma “contribuição significativa”, que pode servir de “exemplo para outros grandes negócios”. A estimativa é que a cadeia de restaurantes use 1,8 milhão de canudos plásticos por dia.
Outras grandes redes já anunciaram medida semelhante, como Waitrose, Costa Coffee, JD Wetherspoon, Pizza Express e Wagamama. Um grupo com mais de 60 festivais independentes também anunciou o banimento dos canudos de plástico. Se não forem reciclados, os canudos levam mais de cem anos para se decompor e o plástico muitas vezes vai parar nos oceanos, afetando a vida marinha e, potencialmente, a saúde humana.
O banimento dos canudos de plástico ainda não será aplicada em toda a rede global do McDonald’s. Além do Reino Unido e Irlanda, testes serão realizados em alguns restaurantes nos EUA, na França e na Noruega.
— Os planos ambiciosos do governo, combinados com uma forte opinião pública, nos ajudaram a acelerar o abandono do plástico e estou orgulhoso de que pudemos fazer a nossa parte — afirmou Paul Pomroy, diretor executivo do McDonald’s para o Reino Unido e a Irlanda.