Cidades

Até domingo, Cuiabá é oficialmente a Capital nacional do Taekwondo

Mais de 700 atletas, de 22 estados brasileiros estão disputando as medalhas do Campeonato Brasileiro de Menores de Taekwondo 2018, divididos nas categorias cadete, infantil, juvenil e sub-21, para a disputa de mais de 460 combates que vão até às 19h deste domingo (10) no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins. O campeonato foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (08).

A competição nacional é uma realização da Confederação Brasileira de Taekwondo, promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

“Poder incentivar a modalidade é de grande importância para o município, tendo em vista que a delegação mato-grossense chega à competição com cerca de 50 atletas. Quem sabe desses não saia um cuiabano campeão, campeã ou os dois. A realização de competições nacionais como estas, são positivas e projetam Cuiabá para o resto do país fazendo que mais entidades e confederações tragam seus eventos para cá, o que acaba fomentando nosso turismo e consequentemente nossa economia”, frisou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Os primeiros confrontos começaram na manhã desta sexta-feira, com as meninas da categoria infantil e cadete. Na sequência, deram início as lutas masculinas. No sábado, a categoria juvenil entrará nas áreas de competição em buscas das melhores colocações. Os confrontos entre os taekwondistas da categoria sub-21 acontecem no domingo, última etapa do torneio. Assim como nos dias anteriores, os confrontos da manhã serão na categoria feminina e à tarde entre os atletas do masculino. A competição irá formar a seleção brasileira permanente da categoria cadete.

De acordo, com o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo Alberto Maciel Junior, a federação estadual vem desenvolvendo uma das melhores gestões federadas, atualmente.

“Eu estou há 15 dias fora de casa, vim direto da Bolívia. Fiz questão de vir para cá, porque o presidente da federação de vocês é um parceiro e uma pessoa muito comprometida com o esporte, a vinda da competição para Cuiabá se deve muito a isso e a capacidade que a cidade possui. Os Atletas que estão sendo premiados aqui já estão pré-classificados para seletiva final que compõem a seleção brasileira do ano seguinte. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Cuiabá por estar nos recebendo muito bem por aqui”, completa o presidente da confederação.

A ex-atleta e medalhista olímpica Natália Falavignia presente no evento, revela que a ideia da federação é difundir a modalidade no país todo, por meio de campeonatos itinerantes. “Cuiabá foi o lugar escolhida por ter sido vista, como uma cidade com um potencial para a prática do esporte. A decisão foi uma opção conjunta, definida pela confederação e a federação, com todo o suporte do município”, esclareceu a ex-atleta que vem atuando na confederação como diretora técnica.

Para a Federação de Taekwondo de Mato Grosso o evento chega a um momento em que a entidade se encontra fortalecida, conquistando o maior número de federados e de atletas nas academias cuiabanas e, também, caminhando em ritmo crescente no interior do Estado.

“Conseguir trazer este evento foi um enorme desafio, mas a luta esta sendo recompensada. Conseguimos trazer uma parcela relevante de competidores. A confederação está satisfeita com nosso trabalho. E nosso estado está muito bem representado, nossa delegação tem grandes chances de subir ao pódio. Agora seguimos até domingo nesta expectativa de que saiam os melhores atletas da modalidade e que farão parte da seleção brasileira, trazendo bons resultados para o nosso país”, conclui Hélio Ribeiro presidente da Federação.    

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.