Esportes

Vôlei de Mato Grosso é ouro e prata no Brasileiro

Um título inédito para Mato Grosso foi conquistado no mês de maio pelas equipes representantes, no voleibol estudantil. Disputando o Campeonato Brasileiro Escolar pela primeira vez, os times feminino e masculino de vôlei fizeram bonito e ocuparam os primeiros lugares do pódio no torneio realizado em Goiânia entre 17 e 25 de maio. Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o campeonato reuniu as equipes de todos os estados, vencedoras das disputas estaduais ainda em 2017.

Em Goiás, a equipe feminina disputou a final contra o Ceará e venceu por 2 sets a 0, ganhando, portanto, o troféu de ouro do campeonato. Antes, as meninas já haviam superado todas as adversárias. No caminho, a equipe derrotou Goiânia por 2 a 0 e Sergipe por 2 a 1. Na semifinal, reencontrou as donas da casa e, mais uma vez, levou a melhor, novamente ganhando por 2 a 0.

A equipe masculina de Mato Grosso também chegou à final, a qual disputou contra Goiás. Na última disputa, porém, os donos da casa levaram a melhor. Ainda assim, os meninos não voltaram com as mãos abanando e também trouxeram título inédito para Mato Grosso ao subirem na segunda posição do pódio.

A próxima disputa da equipe deverá ser o campeonato cuiabano, de olho no campeonato estadual, para, novamente, representar Mato Grosso. “O foco são os campeonatos nacionais. O próximo são os Jogos da Juventude, que a etapa nacional final é em novembro”, comentou o treinador Márcio Sobhie, responsável pela equipe.

O bom resultado, porém, não caiu do céu. O treinador destacou o treino intenso pelo qual passam todos os jogadores. Os times ganhadores são compostos por 12 e 14 alunos do Colégio Isaac Newton, com idades entre 15 e 17 anos. “Nós treinamos todos os dias, com uma hora de musculação, que é a preparação física, e duas horas com bola. Desde janeiro estamos nos preparando para as competições”, comentou Sobhie.

“Quando recebemos a vitória, foi muita festa, muita comemoração, mas é o início de um trabalho. As equipes não estão totalmente prontas, porque estamos em um começo de ano. Ainda temos muito trabalho”, completou.

Além de um trabalho focado em quadra, o treinador destacou a estrutura oferecida aos atletas para que tenham bom desempenho não apenas nos jogos, mas também nas aulas. Segundo ele, além de psicólogos, fisioterapeuta e tira-dúvidas, os jogadores que não têm condições de estudar na escola participam de um projeto de bolsas que concede descontos.

Nas quadras da escola, revelou o treinador, os jogadores apresentam muita habilidade, alguns até com condições de representar o país, como já aconteceu. “Habilidades eles têm. Vai do esforço de cada atleta e do condicionamento físico também”, sintetizou.

Para participar das equipes de vôlei também há duas formas: uma é a escolinha de esportes da instituição, que funciona o ano todo e é aberta à comunidade; outra maneira de estar na equipe é participar da seletiva anual, que geralmente acontece entre novembro e dezembro. Ela é aberta para todo o estado e é através dela que muitos jogadores são selecionados para comporem a equipe do ano seguinte.

Confira abaixo a lista de premiações da equipe no Campeonato Brasileiro Escolar:

2010 – Campeão Masculino

2011 – Vice-campeão Masculino

2012 – Campeão Masculino

2014 – Campeão Masculino

2016 – Campeão Feminino

2016 – Vice-campeão Masculino

2017 – Vice-campeão Feminino

2017 – 3° Lugar Masculino

2018 – Campeão Feminino

2018 – Vice-campeão Masculino

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos