Imagens recebidas no WhatsApp da TV Globo mostram o momento em que José Ernesto Ferreira da Silva, de 18 anos, foi resgatado no mar após ter sido atacado por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O incidente ocorreu na tarde do domingo (3) e o jovem morreu na manhã desta segunda (4). (Veja vídeo acima)
No vídeo, é possível ver que enquanto alguns banhistas gritam, um guarda-vidas entra no mar para retirar o jovem da água. É possível ver manchas de sangue na água no momento do resgate.
Durante o salvamento de José Ernesto, um banhista auxilia o guarda-vidas enquanto outro profissional se aproxima. O jovem é levado para a areia, onde recebe os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo Wagner Monteiro, médico do Samu que participou dos primeiros socorros, o jovem teve parte do fêmur e o pênis amputados devido à mordida. Após o socorro inicial, ele foi transferido de ambulância para o Hospital da Aeronáutica, para onde foi encaminhado a princípio. Em seguida, foi levado para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.
O guarda-vidas Carlos César Santana da Silva, de 34 anos, participou do resgate de José Ernesto. Em entrevista ao G1, ele contou que estava deixando o posto para fazer uma advertência a José Ernesto, que nadava na parte funda, quando o jovem foi atacado. No domingo (3), outros 20 alertas foram feitos a banhistas nadando em áreas consideradas perigosas na Praia de Piedade.
Atendimento médico
De acordo com o diretor geral do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, o jovem chegou ao hospital às 17h56. Oito médicos cirurgiões participaram da cirurgia para amputação da perna esquerda e revascularização dos órgãos genitais.
Segundo o médico, José Ernesto chegou inconsciente, com um ferimento extremamente extenso, considerado gravíssimo. Depois da cirurgia, finalizada por volta das 21h30, ele chegou a ser internado na UTI. O paciente precisou repor sangue devido à perda mas teve um choque hipovolêmico [perda acentuada de sangue que afeta o bombeamento de sangue pelo coração] e não resistiu.
A morte ocorreu às 4h05. O corpo de José Ernesto foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde passa por necropsia. O enterro está previsto para acontecer às 16h30 da terça-feira (5), em Jaboatão dos Guararapes.
Apaixonado pelo mar
A dona de casa Elisângela dos Anjos, de 42 anos, contou nesta segunda-feira (4) que o filho, José Ernesto, era apaixonado pelo mar. Segundo ela, o filho era um jovem bom e carinhoso, mas sempre foi afoito.
Caso recente
O incidente ocorreu na mesma área em que um homem de 34 anos havia sido mordido por um tubarão em abril deste ano. Pablo Diego Inácio de Melo, natural do Rio Grande do Norte, teve os membros do lado direito do corpo amputados após o incidente. Ele estava numa área sinalizada por placas, com água na altura da cintura, quando foi mordido.
Após perícias, o Comitê Estadual de Monitorament de Incidentes com Tubarões (Cemit) confirmou que Pablo Diego foi mordido por um tubarão. O caso foi o 64º incidente com tubarão contabilizado pelo Cemit. Em nota divulgada na época, o órgão apontou que o incidente foi "presumivelmente provocado por tubarão tigre".