Cidades

Campanha de Vacinação é prorrogada até dia 15 de junho em VG

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em Várzea Grande, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. A campanha estava prevista para encerrar na sexta-feira (1º de junho).  Todos os postos de vacinação estarão abertos para aplicação de doses em expediente normal de funcionamento das unidades de saúde do município. 

A secretaria de saúde garante que a prorrogação será benéfica às pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. O balanço publicado na quarta -feira (30) pela Vigilância em Saúde de Várzea Grande mostra que mais de 82% das pessoas que fazem parte do público-alvo tomaram a vacina. A população dos grupos prioritários tem agora até o dia 15 de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação do município.

“É muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, ressaltou a gerente da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Relva Cristina de Moura,reforçando a coordenadora que as doses ficarão à disposição dos grupos prioritários até que todas elas sejam aplicadas.

Até 30 de maio, foram vacinadas 41.229 de pessoas contra a gripe, o que corresponde a 82.50% de um total de 60 mil a serem vacinadas em Várzea Grande. O Ministério da Saúde preconiza a imunização válida como meta de 90% do público-alvo. Este total é do público estimado, englobando pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Do total de 41.229 doses aplicadas, 12.601 foram em crianças, o que corresponde a 65,75%; trabalhador da saúde 4.773 doses aplicadas (95,52%);gestantes 2.531(75.48%); puérperas 563(102.18%);Idosos 17.407 (94,45%) e professores 3.354 (96,60%).

Casos de gripe em Várzea Grande 

Em Várzea Grande, de acordo com a coordenadoria de Vigilância em Saúde, são dois casos confirmados de Influenza H1N1 em 2018. Foram notificados 48 casos com suspeita de gripe Influenza H1N1, dos quais 12 foram a óbito. Dos óbitos, dois confirmaram que foram por Influenza H1N1 após os exames laboratoriais e em um caso o resultado foi positivo para Influenza A (H3). Os demais casos ainda estão aguardando resultados de exames. 

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.