Política

Taques diz que greve é legítima, mas Estado não pode pagar a conta

O governador Pedro Taques (PSDB) reconheceu o direito dos caminhoneiros fazerem greve pelas suas reivindicações. No entanto, destacou que o Estado não pode ser responsabilizado por ações de governos anteriores e tampouco a União pode “jogar a conta nos estados”. A declaração foi dada à imprensa na manhã desta sexta-feira (25), durante coletiva sobre o Fórum dos Governadores do Brasil Central.

A greve dos caminhoneiros é uma das pautas discutidas no fórum. “Nós estamos sofrendo uma consequência da condução equivocada da política macroeconômica da União em períodos passados”, afirmou o governador. Taques reconheceu o direito dos caminhoneiros com o movimento grevista, mas criticou a forma utilizada para isso, uma vez que a paralisação tem resultado na falta de abastecimento de combustíveis e alimentos à população.

“Entendemos que a manifestação dos caminhoneiros é um direito fundamental, mas isso sem prejudicar o desabastecimento dos estados. Vejo que estados como esses do Brasil Central tem cidades longes, distantes das capitais, e isto pode causar desabastecimento para prejudicar o trabalho da segurança, da saúde. Estamos preocupados com isso”, afirmou o governador.

Ainda, Taques criticou a maneira de o governo federal lidar com a situação, uma vez que o acordo feito com representantes do movimento prevê a nulidade da alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel.

O governador lembrou que a medida adotada pela União prejudica estados que já comprometem o valor do repasse. Ainda ponderou que Mato Grosso não tem condições de copiar a medida adotada pelo Rio de Janeiro, por exemplo, onde o governador anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel de 16% para 12% em troca da suspensão do bloqueio nas rodovias do Estado.

Segundo Taques, o Rio de Janeiro só tem condições de adotar a medida porque é um dos maiores beneficiados pela União com relação aos royalties do petróleo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões