Opinião

Gesto de fé

Fomos surpreendidos pela arte e maneira em ser bem recebido de Centro de Cultura da UFMT, sob a coordenação do ilustre prof. Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges, junto com seus colaboradores. Reluz a tarde do dia 17, regada com a luz do Espírito Santo. A magnífica reitora profª Myrian Serra, um ser humano regido com dom da sabedoria regada pelo Espírito Santo, a sua aura brilhava com todos os dons naquele momento em que a fortaleza, o entendimento, o conselho, a sabedoria, a ciência, a piedade e o temor reinavam naquele momento quando ela colocou a Coroa do Divino na sua cabeça. Viva esse respeito de fé, de uma festa de tradições que gera a união dos povos através do Espírito Santo! E a Universidade Federal de Mato Grosso, pela primeira vez, recebe em história, abre as portas para que a Bandeira do Senhor Divino entre nesta instituição de ensino levando as bênçãos de Deus. E viva a Universidade Federal de Mato Grosso que foi tocada pelo Espírito Santo!

SE ORIENTE

Os nossos intelectuais escritores deveriam fazer uma busca dos grandes acontecimentos vividos sobre as festas seculares do solo cuiabano, como a do Espírito Santo, São Benedito, e mesmo alguns dados históricos sobre a referência do nosso Padroeiro Senhor Bom Jesus de Cuiabá, para orientar a essa população carente de dados históricos da cidade onde eles vivem. Eu senti essa falta de informações, principalmente o descaso total de pessoas esclarecidas fugindo bem longe de não saber o que é o Espírito Santo. Isto é uma prova total do desrespeito a Deus, são pessoas que vivem longe da realidade sobre os momentos culturais e religiosos que a cidade vive. Se oriente, é fazer com que essas pessoas respeitem as nossas tradições e vivam todas as manifestações de fé. Cuiabá continua sendo a mãe de todos os cuiabanos de coração e merece ser respeitada por seu legado secular deixado com letras de ouro. 

RESIDÊNCIA DOS GOVERNADORES

A lembrada Residência dos Governadores, onde residiram alguns de nossos ilustres governadores, onde deixaram as suas marcas de boas lembranças. Depois ela foi transformada em museu dos pertences dessa ilustre casa, que tinha móveis, tapetes, cristais, pratarias fantásticas – para onde essas maravilhas foram? Foi Secretaria de Cultura do Estado, MT Fomento, Casa de Guimarães, hoje ela está sendo maquiada pela Nav, que visa abrir esse espaço para diversas das áreas da cultura. Pessoas visionárias de Cuiabá, a exemplo de Iracilda Botelho e Cely Barros de Almeida, querem transformar esse espaço num Centro Cultural, dando oportunidades para diversos profissionais da área. Já se encontra pautado para acontecer o Grande Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Essa Residência dos Governadores será o orgulho de Cuiabá.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do