Política

Enquanto TCE barra Taques, Emanuel garante: vai pagar RGA

No mesmo dia em que o governo do Estado viu o TCE manter o barramento de suas pretensões em pagar o RGA, a prefeitura de Cuiabá divulgou por meio do próprio Emanuel Pinheiro o repasse de 1,69% relativo ao benefício. O ato foi publicado no Diário Oficial de Contas de segunda-feira (21).

Todos os servidores efetivos ativos da prefeitura de Cuiabá, mais os inativos que se aposentaram com direito à paridade, estão inclusos no benefício, conforme o decreto municipal nº 6.579, assinado e publicado pelo chefe do executivo municipal.

O RGA é uma reposição inflacionária concedida anualmente aos servidores públicos prevista na constituição brasileira e toma como base o cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em meio à crise, foi acordado (no caso, tanto pelo estado quanto pelo município) para ser feito em três parcelas, nos meses de março, maio e julho em Cuiabá. Aqui, os primeiros a verem o ajuste são os comissionados; este mês foi a vez dos efetivos. Os últimos são os profissionais de educação, daqui a um mês e meio.

“Temos uma política de valorização do servidor que vou seguir até o fim da gestão. Ele é quem mais auxilia no nosso objetivo de caminhar sempre em frente, fazendo o município avançar cada vez mais rumo ao progresso”, disse Emanuel Pinheiro. Falou também que, apesar da crise, vai “economizar” e fazer “ajustes necessários” para manter o “direito da RGA sempre preservado”.

Em tempo de eleição, convém lembrar que esse foi o principal ponto de desgaste entre o governador Pedro Taques (PSDB) e os servidores públicos. Depois de várias greves, indicativos de greve e ameaças é que ele enfim decidiu pagar o RGA e somente em três parcelas. Somente a muito custo os servidores aceitaram o fatiamento. Os dois muito provavelmente estarão em palanques opostos na campanha até outubro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões