Cidades

Mesmo com liminar, recém-nascido ainda espera vaga de UTI

A cada minuto que passa, as chances de vida do recém nascido, João Gabriel Tauffer Silva, 25 dias, reduzem dramaticamente. Ele está internado na pediatria do Hospital Regional de Água Boa, 741 km de Cuiabá, com diagnóstico de cardiopatia grave e necessidade de uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), para que faça uma cirurgia cardiovascular de urgência.

A família de João espera que o sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado faça a transferência desde sexta-feira (4), mas como o Executivo estadual não conseguiu a vaga, os pais da criança procuraram a Defensoria Pública de Mato Grosso e a defensora da área criminal, Gisele Chimatti Berna, entrou com ação na Justiça e conseguiu liminar para que o Estado providencie a vaga em 24h.

A liminar foi concedida na manhã deste domingo (6/5) pela juíza de Plantão, Luciene Roos, mas a defensora afirma que a demora no cumprimento da decisão pode ser fatal para o recém nascido. “Fizemos o atendimento da família na sexta-feira mesmo, quando tentamos de todas as formas a vaga administrativa, sem resultado positivo. Então decidimos entrar com uma ação ordinária, com obrigação de fazer, às 21h de ontem e hoje, às 8h, recebemos a decisão favorável. Porém, o caso é de extrema gravidade e não temos tempo”, afirma a defensora.

No pedido, Gisele assegura a necessidade de que o bebê seja transferido em uma aeronave, com condições de fazer qualquer atendimento médico, caso ele precise durante a transferência.

A mãe de João Gabriel, Cândida Tauffer, 30 anos, afirma que é Canarana e que voltou na pediatra de Água Boa para um retorno de rotina e que a pediatra achou estranho o cansaço e o jeito ofegante da criança respirar e já o encaminhou para internação. “No dia seguinte fizemos um ecocardiograma e foi diagnosticado a cardiopatia, ele tem três problemas nas veias do coração e o sopro no coração. Na internação ele já foi para o oxigênio para ter conforto respiratório e agora estamos aguardando a cirurgia, que precisa de urgência”, explica.

A mãe conta que é servidora pública e o marido autônomo. Eles têm um filho de 13 anos e afirma que durante o pré-natal da gestação, nenhum problema de saúde foi identificado na criança. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.