Política

Nadaf declara apoio a Stopa na concretagem do emissário de esgoto

O vereador Mário Nadaf (PV) entrou numas de declarar apoio ao secretário municipal de Serviços Urbanos José Roberto Stopa (PV), que causou um imbróglio nesta semana ao divulgar um vídeo nas mídias sociais mostrando funcionários da prefeitura de Cuiabá concretando a tubulação de esgoto despejava dejetos na lagoa do Parque das Águas.

Ele, durante a sessão ordinária da Câmara de quinta-feira (03), disse que ele e outro verde, Diego Guimarães, além do próprio Stopa já haviam oferecido ao Ministério Público Estadual (MPE) reclamação indicando 22 entidades que lançavam resíduos de vasos sanitários diretamente na lagoa.

“Qual providência foi tomada pelo MPE? Nenhuma. Apoio essa medida contundente tomada pelo nosso secretário, companheiro e correligionário Roberto Stopa”, bradou, do alto do plenário.

A concretagem gerou polêmica e muitos memes nas mesmas mídias sociais e aplicativos de comunicação instantânea via celular porque isso deverá fazer com que os dejetos retornem aos órgãos do Centro Político e Administrativo (CPA) responsáveis pelas emissões no lago, com efeitos facilmente imagináveis por qualquer um em todos os prédios.

Nadaf aproveitou para lembrar outras causas ambientais, como o programa municipal de plantio de árvores na capital a defesa, segundo ele, da proibição da poluição da lagoa “desde o ano passado”. 

Fato é que a concretagem foi a ideia de solução levada a cabo por Stopa para atender à ordem do promotor Gerson Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural, para a prefeitura tomar providências e deliberações e enfim resolver o problema do mau cheiro sentido por todos quantos andam no entorno do Parque das Águas, além da visão nada agradável por quem ali passa.

“Alguns órgãos do Estado não tomaram providências. Nós recebemos reclamações diariamente dos usuários do parque. Resolvemos concretar para interromper a emissão de esgoto e descobrirmos qual órgão está fazendo isso”, defendeu Stopa durante a semana.

Rolo sem fim

Após tudo isso, o governo do Estado declarou que todos os órgãos responsáveis por jogar as descargas na lagoa já foram notificados da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), determinando à concessionária Águas Cuiabá (responsável pela distribuição de água e gerenciamento da quase inexistente rede de esgoto da cidade) 30 dias para diagnosticar todas as instituições que apresentam problemas na destinação dos esgotos.

O passo já dado é, após a realização desse levantamento, a construção de um ramal de esgoto até ujm local próximo da rede coleta da concessionária. O prazo, porém, não anima muito quem trabalha nos prédios do CPA quanto à possibilidade de verem seus pés envoltos no que nem todo mundo gosta sequer de olhar antes da descarga: 180 dias.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões