Mais uma vez, o conjunto semafórico, chamado ‘semáforos inteligentes’, instalado pela Prefeitura de Cuiabá no início do mês, foi assunto de debates nesta semana. Na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Dilemário Alencar (PROS) cobrou a instalação de temporizadores para auxiliar os motoristas. No entanto, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) descartou a necessidade do objeto.
O secretário Antenor Figueiredo (da Semob) foi chamado à audiência pública para debater questões do transporte público na Capital. Na ocasião, o funcionamento dos semáforos inteligentes foi abordado. Segundo o vereador do Pros, há reclamações de motoristas sobre a falta dos temporizadores, que alertam quando o semáforo está prestes a fechar.
“Sem o auxílio do temporizador, o motorista acaba freando de forma brusca, o que pode causar acidente ou parada em cima da faixa de pedestre, pois o tempo entre o sinal amarelo e o vermelho é muito curto”, observou Dilemário.
No entanto, o secretário afirmou que o objeto não se faz necessário. “Não há necessidade, uma vez que ele não é regulamentado pelo Denatran, e ele é um semáforo inteligente. Ele vai ver a aproximação do veículo e fazer a abertura ou fechamento. Então, é muito cedo para falar em temporizador”, destacou Antenor.
O secretário também lembrou que o sinal ‘amarelo’ serve para chamar a atenção do motorista, alertando que aquele semáforo vai fechar. “É necessário que o motorista preste atenção”, finalizou.
Aprovado em testes
Os conjuntos semafóricos já apresentam bom resultado, de acordo com o secretário. Desde o dia 5, estão em funcionamento cerca 30 semáforos espalhados em cruzamentos da cidade.
A inauguração dos semáforos estava prevista para o sábado (14), mas, por decisão do secretário, a entrega oficial só deverá ser feita após a instalação dos semáforos na Avenida Rubens de Mendonça (do CPA), “para que seja feito um circuito fechado”, explicou ao Circuito MT. Segundo a Semob, parte da obra ainda não foi terminada de ser fixada em razão das chuvas constantes.
Até o momento, os semáforos inteligentes foram implantados nas avenidas Tenente Coronel Duarte, Miguel Sutil, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Beira Rio, das Torres e do CPA. Os testes após a instalação duraram três dias, tendo sido realizado duas vezes na avenida Beira Rio, na rotatória que dá acesso à Ponte Sérgio Motta. Em todas as ocasiões, o secretário Antenor, pela coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins e pelo engenheiro da empresa mexicana Semex, Marciel Goergien.
Antenor permanece positivo frente às adaptações no trânsito e acredita que, quando a população se acostumar, o conjunto trará grandes avanços. “Os semáforos começaram bem. Cuiabá é uma das primeiras a utilizar esse tipo de tecnologia e que haverá melhoras significativas”, ponderou.
De acordo com a Semob, um estudo de contagem de tempo e veículos realizado por técnicos apontaram que os motoristas passam menos tempos na rotatória, já que semáforos fazem a distribuição do tempo, as filas andam mais rápidos, considerando que os carros andam em blocos.