Cidades

Semáforos inteligentes não precisam do temporizador, diz secretário

Mais uma vez, o conjunto semafórico, chamado ‘semáforos inteligentes’, instalado pela Prefeitura de Cuiabá no início do mês, foi assunto de debates nesta semana. Na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Dilemário Alencar (PROS) cobrou a instalação de temporizadores para auxiliar os motoristas. No entanto, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) descartou a necessidade do objeto.

O secretário Antenor Figueiredo (da Semob) foi chamado à audiência pública para debater questões do transporte público na Capital. Na ocasião, o funcionamento dos semáforos inteligentes foi abordado. Segundo o vereador do Pros, há reclamações de motoristas sobre a falta dos temporizadores, que alertam quando o semáforo está prestes a fechar.

“Sem o auxílio do temporizador, o motorista acaba freando de forma brusca, o que pode causar acidente ou parada em cima da faixa de pedestre, pois o tempo entre o sinal amarelo e o vermelho é muito curto”, observou Dilemário.

No entanto, o secretário afirmou que o objeto não se faz necessário. “Não há necessidade, uma vez que ele não é regulamentado pelo Denatran, e ele é um semáforo inteligente. Ele vai ver a aproximação do veículo e fazer a abertura ou fechamento. Então, é muito cedo para falar em temporizador”, destacou Antenor.

O secretário também lembrou que o sinal ‘amarelo’ serve para chamar a atenção do motorista, alertando que aquele semáforo vai fechar. “É necessário que o motorista preste atenção”, finalizou.

Aprovado em testes

Os conjuntos semafóricos já apresentam bom resultado, de acordo com o secretário. Desde o dia 5, estão em funcionamento cerca 30 semáforos espalhados em cruzamentos da cidade.

A inauguração dos semáforos estava prevista para o sábado (14), mas, por decisão do secretário, a entrega oficial só deverá ser feita após a instalação dos semáforos na Avenida Rubens de Mendonça (do CPA), “para que seja feito um circuito fechado”, explicou ao Circuito MT. Segundo a Semob, parte da obra ainda não foi terminada de ser fixada em razão das chuvas constantes.

Até o momento, os semáforos inteligentes foram implantados nas avenidas Tenente Coronel Duarte, Miguel Sutil, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Beira Rio, das Torres e do CPA. Os testes após a instalação duraram três dias, tendo sido realizado duas vezes na avenida Beira Rio, na rotatória que dá acesso à Ponte Sérgio Motta. Em todas as ocasiões, o secretário Antenor, pela coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins e pelo engenheiro da empresa mexicana Semex, Marciel Goergien.

Antenor permanece positivo frente às adaptações no trânsito e acredita que, quando a população se acostumar, o conjunto trará grandes avanços. “Os semáforos começaram bem. Cuiabá é uma das primeiras a utilizar esse tipo de tecnologia e que haverá melhoras significativas”, ponderou.

De acordo com a Semob, um estudo de contagem de tempo e veículos realizado por técnicos apontaram que os motoristas passam menos tempos na rotatória, já que semáforos fazem a distribuição do tempo, as filas andam mais rápidos, considerando que os carros andam em blocos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.