Plantão Policial

Homicídios diminuem 41% e roubos 21% em Juína e região noroeste de Mato Grosso

O primeiro trimestre na Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que tem como sede o município de Juína, registrou redução nos principais índices criminais: homicídio, roubo e furto. Nos três primeiros meses de 2018 houve queda de 41% em homicídio, se comparado com o mesmo período de 2017, caindo de 17 para 10 casos. Na região ainda houve, no mesmo comparativo, queda de 21% no número de roubos e 16% em furtos.

De janeiro a março de 2017 foram registrados 62 roubos (quando há ameaça ou violência) e no mesmo período deste ano foram 49; e furtos caíram de 450 para 379. As cidades que compreendem a Risp, além de Juína, são: Castanheira, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabapurã, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena e Colniza.

Os municípios de Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, e Aripuanã, por exemplo, não registraram nenhum caso de assassinato nos três primeiros meses de 2018. No mesmo comparativo, Colniza registrou cinco casos em 2017 e quatro em 2018 e Juína, respectivamente, foram três e um. 

Em Cotriguaçu, por exemplo, houve redução de 67% nos casos de furtos, caindo de 24 para oito. Na cidade de Juína foram registrados 44 roubos de janeiro a março de 2017; e 20 no mesmo período deste ano, ou seja, redução de 55%.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, os índices positivos se dão por conta do trabalho sólido entre as instituições. O secretário ainda ressalta que os investimentos em áreas operacionais e de inteligência têm tornado mais eficiente as ações da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “São mais policiais e viaturas nas ruas. As forças têm a oportunidade de exercer a atividade com mais eficiência e a sociedade vê o atendimento sendo realizado mais rapidamente, as respostas são mais céleres”, enfatiza Gustavo.

A redução de todos os índices criminais na região noroeste do Estado foi debatida em reunião, que contou com a participação de membros do Ministério Público Estadual, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em