A semana começa com tempo encoberto na capital paulista nesta segunda-feira (16) devido a influência de uma frente fria no litoral. A expectativa, contudo, é de que as temperaturas subam progressivamente nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, tecnicamente, a frente fria atua na costa de São Paulo desde o final da semana passada, mas os ventos de sudeste trouxeram o ar frio e as chuvas para a capital.
“Uma frente fria forte atua no litoral de São Paulo e ventos próximos a esta frente trazem a umidade para nós, aqui na capital, depois de subir a serra”, explica Schneider, acrescentando que entre sábado (14) e domingo (15) choveu bastante no litoral, acima de 100 mm, e na capital houve um acumulado significativo na zona sul.
O meteorologista antecipa que a frente fria deve continuar a se deslocar na costa durante toda a segunda-feira, mas os ventos mudam de direção e não trazem mais o frio e as chuvas para a capital. “Hoje, o dia continua nublado na cidade de São Paulo, assim como a sensação de frio, mas haverá aberturas de sol no início da tarde e, no máximo, podem ocorrer chuviscos”, afirma. A previsão para esta segunda-feira é de 16ºC e a máxima não deve ultrapassar os 22ºC.
Na terça-feira (17), as temperaturas conseguem se elevar na capital até os 25ºC, já sem a influência da frente fria que atravessou o litoral. “Na terça, São Paulo deve amanhecer nublada, o sol aparece por volta das 10h30 e, se tiver garoa, será apenas no extremo sul da cidade”, prevê Marcelo Schneider.
Segundo o meteorologista, quarta, quinta (19) e sexta (20) terão dias “bem abertos”. “Serão dias parecidos entre si, bem típicos de outono, com nevoeiros pela manhã bem cedo, começando com cerca de 13ºC e máximas entre 27ºC e 28ºC na quarta, na quinta e na sexta”, completa.