Cidades

População de baixa renda poderá ganhar kits para o sinal digital

O prefeito Emanuel Pinheiro assinou na última quarta-feira (11) um Termo de Cooperação com a empresa prestadora de serviços da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Seja Digital (EAD – Entidade Administrativa da Digitalização de Canais TV e RTV). A ação tem como objetivo a distribuição de kits de antenas digital e conversor, garantido que o sinal digital chegue às famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

“É mais um avanço para a Cuiabá tricentenária, para essa região pioneira, que tanto vem se desenvolvendo e contribuindo com o crescimento do Brasil. Fico extremamente satisfeito com esses marcos, pois cuidar de pessoas é o objetivo central da minha gestão, que vem promovendo as mudanças e levando dignidade e qualidade de vida aos mais carentes. E essa parceria só aumenta as possibilidades de chegarmos a todas famílias, levando o que há de melhor para elas, e acredito na Capital da  transformação, da terra boa para se viver, promovendo uma completa inclusão social”, ressaltou Pinheiro.

A distribuição dos kits se faz necessário porque o sinal analógico será desligado a partir de 14 de agosto deste ano. Para que as famílias tenham acesso aos KITS, precisam entram no endereço eletrônico sejadigital.com.br/kits, ou ligue para o nº 147, informando o Número de Identificação Social (NIS) e fazer o agendamento, evitando, assim, a suspensão vida programação de TV.

Segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, a ação beneficiará aproximadamente 80 mil pessoas inscritas no CadÚnico. “A Capital ainda possui um alto índice de famílias vivendo em vulnerabilidade e  que precisam ser assistidas diariamente pela equipe de assistência. Então, a ação de distribuição das antenas é mais um feito. O município estará com a parceira, para auxiliar no que for preciso e provendo que os serviços alcance a todos”, disse o secretário.

Os kits serão entregues em local, dia e horário escolhidos pelas famílias, no ato do agendamento pelo site ou número. No total, será distribuídos 130 mil kits para Cuiabá e outros cinco municípios do Estado de Mato Grosso. Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande. Com o desligamento do sinal analógico, Brasil se coloca no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. O processo teve início em 2015 e de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado em 2018.

Caso a família não estiver dentro do sistema de cadastramento do governo federal, basta se inscrever em um dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.