Começou nesta sexta-feira (13) as inscrições para o Curso Preparatório Comunitário (CPC), no qual jovens de baixa renda familiar recebem preparação para prestar exames vestibulares e o Enem. O programa, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, também será lançado hoje, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação (SME).
De acordo com a prefeitura, o curso acontece nas modalidades presencial, à distância (EAD) e televisiva e abrange seis polos da Capital. Ao todo, foram disponibilizadas mil vagas para o "Vale do Rio Cuiabá", que contempla os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverge, além, é claro, da Capital. Das vagas, 10% está destinada a Pesssoas com Deficiência (PCD) e outros 10% a servidores municipais.
Até o dia 2 de maio, poderão se inscrever pessoas que já concluíram o Ensino Médio ou aqueles que ainda irão conclui-lo em 2018. Alunos bolsistas de escolas privadas também podem participar.
Segundo a secretária de Gestão, Ozenira Felix de Souza, o projeto busca ainda oportunizar o retorno ou a continuidade dos estudos às pessoas que têm interesse e o curso gratuito contribuirá para que os estudantes cuiabanos se preparem para concorrer a uma vaga nas universidades. “Muitos estudantes, inclusive servidores do município, são oriundos da rede pública de ensino, que terminam o ensino médio e não tem condições financeiras de fazer uma preparação necessária para o Enem ou para prestar vestibulares. Para isso, a prefeitura está disponibilizando esta oportunidade para que todos tenham acesso à educação”, completou.
Cuiabá-Vest
A Prefeitura de Cuiabá já chegou a ter um curso preparatório em gestões anteriores. À exemplo, o Cuiabá-Vest foi criado em 2005, na gestão do então prefeito Wilson Santos, e era mantido pela Fundação Educacional de Cuiabá (Funec). O programa tinha o mesmo intuito de oferecer um preparatório gratuito à população de baixa renda, e chegou a ofertar mais de duas mil vagas por ano, atendendo em 10 polos de Cuiabá. Em 2013, na gestão de Mauro Mendes (DEM), o projeto foi extinto.