Opinião

Suma Inteligência

Para a melhor referência de uma cuiabana nata nestes 299 anos de aniversário de Cuiabá, brindamos à Prof.ª Edna Maria Albuquerque Affi, que deixou um legado de sabedoria, inteligência e competência em sua terra natal. Esta cuiabana sempre foi o nosso orgulho, falava francês, espanhol e português corretamente, lecionou por muitos anos, fez parte do Conselho Estadual de Educação, do qual foi presidente por várias vezes, foi várias vezes homenageada com diversas medalhas pelos relevantes serviços prestados, e ficou conhecida nacional e internacionalmente. Por vários anos, com toda competência e maestria, assumiu a diretoria da Escola Técnica Federal de Mato Grosso, abrindo vários cursos profissionalizantes. Nascida no lendário bairro do Porto, ali na Rua São Joaquim, no casarão do Cel. José Antônio de Souza Albuquerque (seu avô) – até hoje esse casarão existe em frente ao Sesc –, a Prof.ª Edna Affi é uma cuiabana que nos orgulha pelos relevantes serviços prestados a Cuiabá como pessoa de suma inteligência.

PROFESSORA EDNA AFFI, A MARCA CUIABANA

Nestes olhares que te fascinam, a intelectual prof.ª Edna Affi viu uma Cuiabá com crescimento futurista, espalhando o progresso e sendo o espelho do país. Bem no começo da sua carreira profissional, lecionou no Colégio das Irmãs e no Ginásio Campo-Grandense, em Campo Grande, antes da divisão. Nas férias visitava Cuiabá e matava as saudades dos corações cuiabanos, das famílias, das reuniões sociais, das tradicionais festas religiosas, da culinária, do antigo bairro do Mundéu, tudo tocava no seu saudosismo. Ela via a sociedade cuiabana com os gostos refinados, as mulheres elegantíssimas, com trajes importados, bem como os calçados e adereços. Depois de ser durante muito tempo o centro cultural da região, Cuiabá começou a perder essa característica e a estagnar-se culturalmente, apesar das iniciativas particulares de esforçados e sensíveis cuiabanos que perceberam esse declínio. Prof.ª Edna Affi é a marca cuiabana que reluz em nossas almas!

CUIABANA REALIZADA

Brindar Cuiabá rumo aos 300 anos é lembrar-se da simplicidade e integridade da dinâmica prof.ª Edna Maria Albuquerque Affi. Ela foi casada com José Affi (Nonô); desta sólida união teve seus filhos: Margareth, Elisabeth, José Mário e Maria de Lourdes (Tuca), os seus netos: Otávio Vinicius, Andréa, Anelise, Otaviano, Silvia, Luiza, Marina e Guilherme, e nove bisnetos, que eram um verdadeiro orgulho do casal. Eles foram um casal realizado por tudo que constitui as bênçãos de Deus, tiveram uma família unida, tudo dentro da formação familiar. José Affi e prof.ª Edna Affi eram presença obrigatória nos eventos sociais vividos na tradicional sociedade cuiabana. Viviam os eventos religiosos das festas do Senhor Divino e São Benedito, participavam dos movimentos culturais através das amigas: Zulmira Canavarros, Guilhermina de Figueiredo, Aidinha Epaminondas, Mariana Palma, Elza Nigro e Maria de Lourdes Oliveira, na poesia e na musicalidade. Com enorme gratidão, foi agraciada com o “Troféu Edna Affi”, festa pilotada por este jornalista no “Gente que Acontece”. Na administração do prefeito Wilson Santos, pelos relevantes serviços prestados o nome Avenida Prof.ª Edna Maria Albuquerque Affi foi dado à Avenida das Torres. Ela continuará sendo sempre lembrada em sua terra natal!

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do