Júlio César de Melo e Souza (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1895 – Recife, 18 de junho de 1974), mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan, foi um escritor e matemático brasileiro. Com seus romances, foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.
O autor se tornou famoso no Brasil e no exterior graças a seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o heterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos das Mil e Uma Noites.
Em O livro de Aladim (2008), publicado pela Editora Civilização Brasileira, reúne alguns dos melhores contos e lendas do mundo árabe, trazendo um pouco da sabedoria, fantasie e aventura das Mil e Uma Noites. Conta várias histórias que aconteceram no deserto da Arábia, desde aventuras passadas pelos personagens às muitas contadas pelos sábios; cada história tem como fundamento mostrar a cultura árabe. Esse livro contém mais dezoito histórias e mais os poemas dedicados e escritos por Malba Tahan.
Júlio César faleceu em 18 de junho de 1974 em Recife, vítima de um ataque cardíaco. Até o fim da vida escreveu e publicou livros de ficção, recreação e curiosidades matemáticas, didáticos e sobre educação, com seu nome verdadeiro ou com o ilustre pseudônimo, colecionando ao longo de sua vida mais de 50 livros de matemática recreativa, didática da matemática, história da matemática e ficção infantojuvenil.