Opinião

Significado das cores

Existem estudos profundos que comprovam a influência direta das cores no psicológico dos seres humanos. Portanto, mais do que o papel estético, elas também são importantes para a harmonia dos ambientes.

Nossa sensibilidade reage às cores de várias maneiras. São reações subjetivas que nosso sub-consciente percebe com mínimos detalhes e que as vezes passam desapercebidos pelo consciente. As cores quentes nos deixam alegres, passam energia, força, enquanto as cores frias acalmam e relaxam.

Cada cor tem seu poder e sua influência na vida de cada pessoa. Como um resumo, a seguir, veremos um breve descritivo de como algumas cores funcionam no sub-consciente humano:

Os azuis – As tonalidades azuis simbolicamente associadas à imensidão do céu, às águas claras e à espiritualidade, provocam sensações refrescantes. São tons que permitem o relaxamento, alívio de tensões e a calma. É uma ótima cor para trazer mais criatividade e produtividade quando você estiver trabalhando no escritório. É ideal tamvém para ambientes intimistas. Mas as nuances devem ser cuidadosamente estudadas e dosadas, pois os excessos podem causar introversão e denotar tentativa de super controle dos sentimentos e da excitação.

Os amarelos – As tonalidades amarelas simbolicamente associadas à luz, ao sol, à consciência e à alegria de viver, transmitem a sensação de ambientes secos, o que pode ajudar a resolver problemas com a umidade nos ambientes. Também estão ligadas à idéia de nobreza; no oriente é a cor mais importante depois do vermelho; pela associação com a cor do ouro. Uma boa opção é coloca-la na cozinha, afinal nada como ganhar aquela energia enquanto você toma café da manhã. Porém, o excesso de amarelo pode ter efeito muito ruim, pois podem denotar tendências excessivamente extrovertidas, que podem remeter a algo brega, de mau gosto. Aplicado apropriadamente pode indicar aspirações e ambições bem desenvolvidas.

Os laranjas – As tonalidades laranjas pertencem a um grupo intermediário entre os amarelos e os vermelhos. Estão ligados à idéia de vitalidade, alegria e energia.

Os vermelhos – O aspecto simbólico do vermelho está relacionado à força da vida, ao coração, ao erotismo, à nobreza. Além disso, fica muito bem na sala de jantar, pois estimula o apetite. Mas também, se usado em excesso, à instabilidade emocional e à agressividade.

Os verdes – As tonalidades de verde estão ligadas ao sentido de esperança, de vida e de sorte. Excelente para acalmar o sono no quarto. O verde, por outro plano, é uma das cores mais perigosas de se trabalhar, uma vez que seu uso excessivo pode denotar tentativa de super controle das emoções e provocar sensações de repugnância e aversão. A luz e a cor verde podem influenciar na percepção da cor da pele, e transmitir uma idéia de fobia, o que pode não facilitar uma proximidade entre as pessoas.

Os neutros – As tonalidades neutras, assim consideradas as cores pastéis, são muito usadas por quem não quer errar, pois podem ir bem a qualquer ambiente, mas podem transmitir uma idéia de insegurança, de alguém que não quis ousar.

Não é necessário conhecer a teoria das cores para desenvolver bons trabalhos, por exemplo, na área de decoração de ambientes. Toda pessoa que compreenda os paradoxos do ser humano tem condições de usar as cores de maneira harmoniosa, em seu benefício e em sua atividade profissional. É claro que o conhecimento teórico amplia essa possibilidade.

Inpirem-se!

Fonte: 360 arquitetura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do