Nacional

Polícia Federal prende José Yunes, ex-assessor do presidente Temer

O amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer, José Yunes, o ex-ministro Wagner Rossi (Agricultura) e dono da empresa portuária Rodrimar, Antônio Celso Grecco, foram presos na manhã desta quinta-feira (29) pela Polícia Federal.

As prisões são parte da Operação Skala, deita no âmbito do inquérito da MP dos portos, que investiga propinas em um decreto do setor portuário, e inclui acusações sobre o presidente. O inquérito foi aberto em setembro de 2017, e relator é o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O coronel João Baptista Lima Filho, amigo do presidente Temer, também foi preso em São Paulo, segundo o jornal Estadão e a TV Globo.

José Yunes é amigo de Temer há mais de 50 anos. O empresário foi assessor do emedebista na Presidência – e pediu demissão do cargo após a revelação do conteúdo da delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho.

Yunes foi acusado pelo delator Lúcio Funaro, apontado como operador do PMDB, de ter recebido propina endereçada a Temer, além de lavar o dinheiro por meio da compra de imóveis.

Desde a acusação, o presidente rebateu as acusações, disse que as declarações de Furano são "falsas" e que os imóveis que ele possui foram adquiridos de forma lícita e declarados à Receita Federal.

No final de novembro, Yunes havia prestado depoimento sobre o caso. Segundo o advogado de Yunes, José Luis de Oliveira Lima, trata-se de uma prisão temporária de cinco dias.

Em delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, o operador financeiro Lúcio Funaro contou à PF que Yunes seria um dos operadores de propinas do presidente Michel Temer.

De acordo com o advogado de Yunes, a prisão é ilegal. "É inaceitável a prisão de um advogado com mais de cinquenta anos de advocacia e vida pública e que sempre que intimado ou mesmo espontaneamente compareceu à todos os atos para colaborar", diz o defensor. "Essa prisão é uma violência conta José Yunes e conta a cidadania".

O amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer, José Yunes, o ex-ministro Wagner Rossi (Agricultura) e o dono da empresa portuária Rodrimar, Antônio Celso Grecco, foram presos na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/03/29/amigo-e-ex-assessor-de-temer-jose-yunes-e-preso-em-sp.htm?cmpid=copiaecola
Yunes foi acusado pelo delator Lúcio Funaro, apontado como operador do PMDB, de ter recebido propina endereçada a Temer, além de lavar o dinheiro por meio da compra de imóveis. Desde a acusação, o presidente rebateu as acusaçõ… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/03/29/amigo-e-ex-assessor-de-temer-jose-yunes-e-preso-em-sp.htm?cmpid=copiaecola
PF prende José Yunes, ex-assessor de Temer, ex-ministro Wagner Rossi e dono da Rodrimar… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/03/29/amigo-e-ex-assessor-de-temer-jose-yunes-e-preso-em-sp.htm?cmpid=copiaecola

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus