A Delegacia de Polícia Civil é um dos órgãos presente no Centro Integrado de Segurança e Direitos Humanos. Inaugurada neste domingo (25.03)no município de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), pelo governador Pedro Taques, o novo espaço da Polícia Judiciária Civil oferece ambiente digno para o trabalho dos policiais e atendimento humanizado à população.
"Esse prédio mostra que estamos preocupados com o cidadão, com os servidores que terão ambiência profissional laboral de qualidade neste novo centro de cidadania. Esse prédio é a demonstração que a comunidade, o povo de Jaciara, não fica esperando. Estão juntos: a OAB, a comunidade civil organizada, produtores rurais, CDL, Aprosoja, todos aqui para que esse prédio fosse inaugurado", disse o governador.
Com uma média de 20 registros de boletins de ocorrências ao dia, a Delegacia da Polícia Judiciária Civil é o primeiro ponto de ajuda que o cidadão busca. A unidade antiga, distante poucas quadras da nova sede, tinha uma estrutura totalmente precária, sem condições mínimas de oferecer serviço de qualidade às vítimas, testemunhas ou mesmo ao preso.
O delegado do município, Marcelo Melo de Laet, explicou que a reforma do prédio, custeada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (Sesp) e Trabalho e Assistência Social (Setas), Diretoria da Polícia Civil, Prefeituras de Jaciara, Dom Aquino e São Pedro da Cipa, empresariado local, entidades e sociedade civil organizada.
"Tudo aqui foi pensado para oferecer um atendimento mais humanizado. Temos um espaço exclusivo de preso. Os suspeitos entram por um espaço e a vítima, testemunhas e demais visitantes por outra porta, para justamente não terem esse contato e, de certa forma, não causar mais um estresse para pessoa ou até mesmo dificultar a investigação. Uma testemunha que iria falar alguma coisa, ou uma vítima que faria uma representação, quando há esse contato, geralmente, tem medo. Então, cuidamos para que dentro da delegacia eles tenham essa proteção. Aqui pensamos muito nisso", disse.
A nova estrutura está em funcionamento na Rua Potiguaras, 1019, centro de cidade, antigo prédio do Fórum, e foi instalada após uma cessão de uso do Tribunal de Justiça ao Estado.
A secretária de Trabalho e Assistência Social, Mônica Camolezi, reforçou a importância do espaço que congrega instituições de segurança e de cidadania, conforme a política nacional de segurança, inserida no Plano Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci).
"Montamos um projeto e apresentamos ao Tribunal de Justiça, para qual tivemos o apoio incondicional do deputado Max Russi, à época", disse. "Aqui teremos um núcleo especializado de atendimento às mulheres vítimas de violência, temos uma sala para depoimento sem dano e uma parceria com a OAB", ressaltou.
Nas instalações, há ainda um posto de atendimento do Procon, sala para Polícia Militar, sala de atendimento à mulher, criança e idoso, sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
"Buscamos um atendimento multidisciplinar, composto por diversas instituições para garantir a sociedade pleno acolhimento. Aqui irão trabalhar pessoas ligadas a assistência social, psicologia, tudo para garantir ao cidadão atendimento digno. A delegacia visa garantir a ordem pública", disse o secretário de Segurança, Gustavo Garcia Francisco.
A nova sede oferece cartórios para os escrivães, sala do delegado de polícia, sala dos investigadores, receptação para atendimento e espera para registro de boletim de ocorrência, pátio para guarda de veículos apreendidos e sala separada para a Polícia Militar.
"Quando existe união de esforços e empenho tudo é possível. A população de Jaciara abraçou a causa e hoje estamos inaugurando esse prédio, que é uma conquista não só da Polícia Civil, mas de todos os moradores", destacou o delegado geral, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, que em sua fala agradeceu também as parcerias público-privada nas adaptações do imóvel e revitalização do prédio para instalação da Delegacia de Polícia.
Outras unidades
O delegado regional de Rondonópolis, Claudinei Lopes, destacou que foram gastos mais de R$ 100 mil na obra de reforma do prédio para deixá-lo em condições de uso, não somente da Polícia Civil, mas também dos demais órgãos integrados a prestação de serviços à população. "Mais uma conquista para o nosso polo. Além de Jaciara, foram inauguradas as novas estruturas de delegacias em: Rondonópolis, sendo a Regional e a DHPP, Delegacia da Criança e do Adolescente; e a Delegacia de Alto Garças. As Delegacias de Juscimeira, Itiquira e Pedra Preta estão em fases finais de reformas", disse.