Ainda há vagas para participar dos trabalhos do Programa Siminina para 2018. Realizado pela Prefeitura de Cuiabá, o Siminina é oferecido em diversos bairros do município, com o intuito de promover a inclusão social de meninas em situação de risco e vulnerabilidade.
De acordo com a prefeitura, cerca de 75 vagas ainda estão disponíveis. Para participar, a jovem deve ter entre 7 e 14 anos. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis no Centro de Referência Social (Cras) mais próximo. É necessário apresentar comprovante de matrícula escolar e o Número de Identificação Social (NIS). Caso a criança não possua o NIS, o responsável poderá fazê-lo no próprio Cras.
Atualmente, o projeto está presente em 16 polos da capital. Nele as meninas participam de atividades educacionais e entretenimento, workshops voltados para o mercado de trabalho, e recebem atendimento médico e psicológico.
Implantado há mais de 20 anos, o Siminina atende cerca de 900 meninas por ano. Para 2018, a prefeitura espera atender em torno de 1.500 crianças, e expandiu as atividades para novas regiões.
Segundo a coordenadora do programa, Dalma Beatriz, as inscrições podem ser feitas durante todo o ano, porém o principal chamamento é no início do ano, quando retornam as aulas. Além disso, o número de vagas para cada unidade é limitado. No entanto, é possível se cadastrar em lista de espera para serem chamadas, caso outra meninas desistam de participar.
Veja abaixo as unidades que ainda têm vaga disponível:
Unidade Tijucal – 11 vagas (matutino)
Unidade Chácara dos Pinheiros – 03 vagas (matutino) e 05 vagas (vespertino)
Unidade Jardim Leblon – 14 vagas (matutino)
Unidade CPA – 10 vagas (matutino)
Unidade Alto do Boa Vista – 12 vagas (matutino) e 07 (vespertino)
Unidade Sucuri – 13 vagas (matutino)