O tiro esportivo tem dado muitas medalhas e troféus para os brasileiros. Como por exemplo nas Olimpiadas Rio 2016, a primeira medalha brasileira foi conquistada pelo militar Felipe Wu, neste esporte.
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), criou o projeto de lei para baixar em 95% o custo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no custeio de armas para praticantes de tiro esportivo. Conforme o parlamentar a ação serve para estimular a prática da modalidade. “É preciso estimular e fomentar o esporte, concedendo aos nossos atletas as condições necessárias para um treinamento adequado”, relata o parlamentar. O projeto foi sancionado pelo governador Pedro Taques (PSDB).
Para ser contemplado com a redução do imposto, é preciso ser esportista devidamente registrado junto ao Exército Brasileiro, bem como regularmente inscrito na Federação de Tiro do Mato Grosso (FTMT).
O presidente da FTMT, Fernando Raphael, Mato Grosso já é destaque no esporte e isto fará com que novos atletas fiquem motivados, pois é um esporte muito caro.
“Nós temos o tri-campeão nacional Carlos Molina na modalidade (International Practical Shooting Confederation) e também o campeão mundial júnior na França, Mauro Kenji. Um atleta que está iniciando e quer engajar vai gastar em torno de R$25 mil. Já no Estados Unidos é muito barato. O mais difícil para nós é realmente o ICMS”, relata.