O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é marcado pela importância de todas as mulheres nas suas lutas e reivindicações. As causas dessas conquistas são para melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nessa história.
Hoje faço uma homenagem especial a todas as mulheres que atuam no mercado da construção civil. Guerreiras nos canteiros de obras, deixando de lado um pouco de sua feminilidade adotando macacões e capacetes e sem medo dos respingos de cimento e de subir no balancim (andaime suspenso).
Buscam a igualdade salarial, a possibilidade de crescimento profissional e a sensação de liberdade perante os homens.
É visível sua presença nas obras, como serventes, carpinteiras, ajudantes de obras, pedreiras, soldadeiras, pintoras, azulejistas, eletricistas, técnicas de segurança do trabalho, engenheiras civis e arquitetas.
Meus parabéns a todas as “Mulheres Brasileiras” não só nesse dia de dedicação e comemoração e sim em todos os dias do ano. Vocês fazem a diferença em nossa vida. Aplausos.
www.facebook.com/arqedmilsoneid