Desde os tempos antigos, a madeira é utilizada de diversas formas a fim de ajudar no bem-estar do homem. Seja de maneira funcional, fazendo parte de estrutura de casas, cobertura e proteção contra fenômenos naturais, tornando-se lenha para uma fogueira, etc., ou de maneira decorativa, tomando a forma de mesas, cadeiras e outros móveis.
Com o passar dos anos, as técnicas de construção com madeira foram aperfeiçoados. A madeira pode ter a mesma resistência de uma estrutura construída com outro material. O conforto numa casa de madeira é percebido através da manutenção de temperatura sempre estável, em qualquer época do ano.
Por ser um material naturalmente resistente e relativamente leve, a madeira é constantemente utilizada para fins estruturais e de sustentação de construções. Pode ser observado hoje em dia o aperfeiçoamento das técnicas de com esse material, que é atrativo não só pela beleza, mas também pelo isolamento térmico e acústico que proporciona, por sua resistência e até diminuição dos custos da obra.
A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil, nos seus diferentes modos de utilização, pois pode fazer parte de vários ambientes, principalmente nas estruturas, coberturas, móveis rústicos e decorações. Pode ser utilizada também como acabamento interno da casa, como em batentes, portas e pisos como assoalhos, tacos, etc.
Cada vez mais, as indústrias passam por auditorias e explicam de forma mais clara e transparente as formas de plantio e colheita, e de questões como manejo sustentável. Um aspecto importante é o aumento de inovações de sustentabilidade. Tem sido cada vez mais usados na edificação de edifícios construídos com madeira certificada e a instalação de sistemas de conservação de água e energia
A madeira possui características naturais que transformam cada objeto produzido único e inigualável. A variedade de espécies e suas diversas colorações acentuam ainda mais seu charme e exclusividade e podem ser utilizadas para diversas funções. Como: Caibros, escoras, dormentes, pranchas, tábuas e vigas.
A seguir, algumas imagens para inspirar: