Nacional

Luizinho Magalhães defende projeto de piscicultura para área indígena

Além disto, com a intensificação da grilagem de terras por empresas, os Araras ficaram sem uma fonte de renda para sua sobrevivência. Hoje, parte desses indígenas trabalha como guias de turismo e outras pequenas atividades no comércio local, visando uma renda mínima para a subsistência familiar.

Atento a essa situação precária pela qual passam representantes desta etnia que habita a região entre os municípios de Colniza e Aripuanã, o deputado Luizinho Magalhães (PSD) apresentou requerimento nesta quarta-feira (21), ao secretário José Domingues Fraga solicitando que a equipe de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar realize estudos na região.

A ideia é fazer um levantamento das possibilidades de implantação de um projeto de piscicultura na Aldeia Arara do Rio Branco, como solução para a dura realidade destes índios e também solucionando a questão da pesca clandestina com a criação de peixes em cativeiro.

O deputado acredita que promovendo uma atividade em sistema cooperativo, a aldeia passe a gerar renda a todos os indígenas. A Arara do Rio Brancoa possui um grande potencial hídrico com os rios Branco e Guariba que, com ajuda do Estado, poderão ser utilizados para a criação de peixes.

MARINHA SOARES/

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus