Essa Comissão MT – Cuiabá 300 é formada por pessoas que amam Cuiabá, procurando sempre valorizar a prata da casa, dando um suporte no resgate às nossas tradições. Com todo o seu apoio, o governador visionário Pedro Taques cedeu a antiga Residência dos Governadores para ser o escritório desta fantástica comissão, tendo como presidente de honra professora Eda Taques e presidente executiva Cely Barros de Almeida. A lembrada Residência dos Governadores reabre neste dia 1º de março com um sarau regado a chá com bolo, numa tarde bem cultural, e com a presença de grandes expressões da cuiabanidade. Esse espaço localizado no centro de Cuiabá estará aberto para diversos eventos relacionados à cultura e aos grandes acontecimentos marcantes aos longos dos 300 anos na nossa querida Cuiabá, considerada a Terra-Mãe. Uma comissão, quando tem a força da união de cabeças pensantes, dá bons resultados, diferente de quando é algo individualizado e o ego é um ‘se aparecer’ que não resulta em nada. Sucessos crescentes ao governador Pedro Taques e ao secretário de Cultura Kleber Lima, e a todas as comissões dos 300.
REFERÊNCIA CUIABANA
Quando nos referimos a algo sobre Cuiabá, já vêm logo à lembrança as festas religiosas como as do Senhor Divino e de São Benedito, elas são um verdadeiro marco da história da fé cuiabana. Chegando a São Gonçalo Beira Rio, a referência lá é conhecer Domingas Leonor da Silva, presidente do Flor Ribeirinha, apreciar as belezas das cerâmicas e as delícias do peixe; indo ao tradicional bairro do Porto, as referências vão da Igreja São Gonçalo à Casa do Artesão, fundada por Dona Maria Lygia de Borges Garcia, até o Museu do Rio, se deliciar com o forte da nossa gastronomia típica, do Regionalíssimo, pilotada por Gina e Jean Biancardini, e apreciar as belezas do rio Cuiabá. Lá pelas bandas do Coxipó, visitar a Universidade Federal, principalmente o Centro de Cultura, sob a coordenação do professor Dr. Fernando Tadeu. Do lembrado bairro do Baú só restou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o Morro da Luz e o Centro Histórico da Grande Cuiabá. Cuiabá é uma capital da marca de um passado cheio de glórias!
SOBREMESAS INESQUECÍVEIS
Cuiabá, das mesas fartas, das iguarias que vão dos doces típicos até as finas e inesquecíveis sobremesas, que marcaram e deixaram saudade. Antigamente nas residências cuiabanas havia uma mesa de doces redonda com mármore de carrara, em cima ficavam os finos doces nas compoteiras de cristal que enchiam os olhos de beleza. Das lembradas sobremesas: torta branca de Elza Biancardini, pudim de claras com calda de damasco de Telé Vieira, manjar de coco de D. Aidinha Epaminondas, pudim de leite de D. Eunice Butakka, mousse de chocolate de D. Nini Constantino, mãe-benta de Maria Galdina, mousse de nozes de Ivone Biancardini do Prado, rocambole de coco recheado com baba de moça de Dona Mirtes Palma, quinhões de Anna Pinheiro, ambrosia de D. Lourdes Oliveira, papos de anjo de dona Elza Nigro, bolo branco com baba de moça de Iracy Vandoni, entre outros dotes culinários que as altas damas da sociedade cuiabana pilotavam com maestria.