Pérolas Online

Delação de Silval traz à tona fantasmas da Copa-2014

A delação premiada do ex-governador Silval Barbosa continua assombrando empresários de Mato Grosso e fazendo ressurgir figuras políticas até então "esquecidas", como o ex-secretário extraordinário da Copa, Maurício Souza Guimarães. Essa semana Guimarães solicou ao Supremo Tribunal Federal (STF)  a cópia integral da delação firmada em 2017. Outro que peticionou um pedido semelhante para ter acesso à integra dos documentos foi o empresário Waldisnei da Cunha Amorim. 

Amorin, solicitou no dia 26, acesso a todos os documentos sobre investigações envolvendo conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O empresário é sócio proprietário da Gendoc Sistemas e Empreendimento LTDA e acusado de pagar propinas por contratos com o governo de Mato Grosso.

Ele requereu cópia da petição que autorizou a realização de busca e apreensão em domicílio e deferiu o afastamento cautelar de 5 conselheiros do TCE, José Carlos Novelli, Antônio Joaquim Moraes, Waldir Júlio Teis, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida.

Amorim, é acusado pelo ex-goverandor Silval Barbosa (2010 -2014) de ter pago propina aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que teriam aceitado um suborno de R$ 53 milhões para não fiscalizar as obras do projeto de pavimentação de estradas, o MT Integrado; obras da Copa do Mundo e bem como aprovar as contas de governo de Silval.

Já Maurício Souza Guimarães solicitou a cópia da petição que trata da colaboração premiada do ex-governador Silval Barbosa. Conhecido como o responsável pela finalização da execução das Obras da Copa.  

Silval Barbosa e Maurício Guimarães irão se encontrar novamente nas proximas semanas. Ambos  serão interrogados no dia 6 de março na Justiça Federal em Mato Grosso. A oitiva é relativa à ação penal que pede o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos pelo Consórcio VLT e pelos dois gestores, em relação às obras inacabadas do Veículo Leve Sobre Trilhos. 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar