Cidades

Mutirão contra a dengue será suspenso para realização do levantamento por amostragem

Para seguir as determinações do calendário do Ministério da Saúde, o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop (500 km de Cuiabá-MT) irá suspender durante cinco dias as ações do Mutirão contra a Dengue, entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

Nesse período, os agentes de combate às endemias estarão realizando o 1º Levantamento de Índice Rápido por amostragem (LIRaa). Os trabalhos do mutirão serão retomados no dia 26 de fevereiro, nos bairros Maria Vindilina 3 e Sabrina 2.

O LIRaa é um levantamento rápido executado em todos os municípios do Brasil e que já está pré-estabelecido no calendário anual do Ministério da Saúde, pois serve para controle e avaliação do índice de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

O levantamento também servirá para avaliar o índice de infestação nos bairros por onde as equipes do mutirão já passaram.

Mutirão contra a Dengue

Lançado no início deste mês, o Mutirão contra a Dengue tem como objetivo a limpeza nos bairros e conscientização da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Até esta sexta-feira (16) os bairros visitados foram: Dauri Riva, Maria Carolina, Jardim Azaleias, Jardim das Oliveiras, Maria Vindilina, Jardim América, Sebastião de Matos e Sabrina I, sendo que foram recolhidos 27 caminhões de lixo.

O mutirão é realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Obras, com apoio da Polícia Militar, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros.

Durante o período do mutirão, será feita a coleta de copos, latas e móveis velhos. A Prefeitura ressalta que não será feita coleta de folhas e gramas (chamada massa verde) nem materiais da construção civil.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já tem atuado em conjunto com as equipes de Agricultura na limpeza de áreas públicas. Nos terrenos particulares serão feitos autos de infração.

Terrenos urbanos sem manutenção estão sujeitos à multa de 0,50 Unidade Referência por metro quadrado (UR/m²) de área sem manutenção adequada. Para chácaras e propriedades rurais são 500 UR/hectare. O valor atual da Unidade de Referência é de R$ 2,63. A multa varia do tamanho do terreno.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.