Os especialistas levaram em consideração um cenário no qual o aumento da temperatura da Terra seja de 4 graus até 2100, e calcularam prejuízos econômicos na pesca, turismo e na costa.
Se as medidas de redução de lançamento de gases-estufa na atmosfera conseguissem reduzir o aquecimento para 2 graus, a economia seria de 1,4 trilhão de dólares. Neste caso, o impacto nos oceanos seria de 0,6 trilhão de dólares.
As pesquisas fazem parte do livro “Valuing the Ocean”, e estão sendo compiladas pelo SEI para a Rio+20, a Conferência do Desenvolvimento Sustentável que a ONU organizará no Brasil em junho. Coeditor do relatório Kevin Noone, da Universidade de Estocolmo, diz que o trabalho não levou em consideração fatores que não são facilmente quantificáveis, como o valor das espécies que deverão ser extintas quando seus habitats forem perdidos.
– Cada segundo que respiramos, nosso oxigênio provém de organismos marinhos – disse Noone, ressaltando que a preservação dos oceanos não pode ser subestimada.
Fonte: OGLOBO