Cidades

Prefeitura consulta IFMT sobre ação para criar novos parques urbanos em Cuiabá

A criação de de novos parques, principalmente, nas localidades mais afastadas da área central de Cuiabá, democratizando os espaços de lazer do município foi o foco de debates essa semana. Na sext (2), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu representantes do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá (Octayde Jorge da Silva e Bela Vista). A agenda com os diretores é considerada uma forma de estreitamento de relação entre o Executivo municipal e a instituição de ensino, no intuito de firmar parcerias que possam contribuir para a conquista de avanços nas áreas turismo e lazer em Cuiabá.

“Cuiabá é uma cidade chegando aos 300 anos de história e com diversas belezas naturais. Então, precisamos criar condições de explorar melhor essas qualidades. Iniciamos esse processo pelo trabalho de revitalização da Praça Alencastro e estamos estendendo para outros espaços. Quero dar vida ao Centro Histórico, que é o coração da cidade, mas sem esquecer os bairros mais afastados. Por isso, tenho o planejamento de ampliar a criação de parques públicos, fazendo uma melhor redistribuição dessas áreas de lazer”, comentou o prefeito.

Conforme o diretor geral do Campus Octayde Jorge da Silva, Cristovam Alano, por meio do curso de bacharelado em Turismo, a unidade central está buscando preparar os estudantes para trabalharem no turismo receptivo. Segundo ele, atualmente, os agentes turísticos atuam muito mais enviando cuiabanos para outras cidades e países do que trazendo pessoas de outras cidades para a capital mato-grossense.   

“Estamos trabalhando para que a gente possa definitivamente desenvolver os potenciais turísticos de Cuiabá. O campus é um ambiente que vive e respira a nossa Capital, onde temos uma grande tradição e, por esse motivo, queremos estar junto a Prefeitura nessas ações visando os 300 anos. Queremos deixar todas as possibilidades abertas para as necessidades que irão beneficiar nossa cidade”, argumentou Alano.

O diretor geral com Campus Bela Vista, Deiver Alessandro Teixeira, destacou que sua unidade pode colaborar com questões relacionadas à gestão ambiental, possibilitando a criação de espaços sustentáveis de recreação. “A unidade do Bela Vista possui apenas 10 anos, mas já é cheia de potencial. Temos um trabalho focado nas áreas de química e meio ambiente, onde existem diversos profissionais que poderiam auxiliar muito nesse projeto de criação de novos parques. Tanto do ponto de vista ambiental quanto do químico é plenamente possível que consigamos colaborar”, pontuou Deiver. 

Também participaram do debate o diretor municipal de Agricultura e Abastecimento, Juarez Fiel Alvez, e a diretora de Planejamento do IFMT, Gláucia Mara de Barros. 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.