O site Folha Dirigida, afirmou nesta terça-feira, 30, que uma fonte da Secretaria de Segurança Pública informou que o concurso Polícia Civil-MT já foi autorizado pelo governador, mas ainda passa por trâmites na Casa Civil do Estado de Mato Grosso, por isso a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.
A expectativa para o concurso Polícia Civil-MT 2018 aumentou nos últimos dias. Isto porque o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, informou, no dia 22 de janeiro, em entrevista, que o edital deverá sair em até 90 dias.
Segundo o secretário, serão contempladas 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. A seleção pública, no entanto, ainda precisa escolher a banca organizadora.
FOLHA DIRIGIDA também já conseguiu o valor atualizado dos salários. Para os dois cargos, o salário inicial será de R$5.310,83, podendo chegar a R$6.929,45, para jornadas de 40 horas semanais.
Mesmo ainda em fase inicial, os interessados no concurso já devem ficar atentos aos requisitos necessários e atribuições das carreiras. Confira o que constou no último edital do concurso Polícia Civil do Mato Grosso para escrivão e investigador, realizado em 2013.
Carreira de escrivão
• Requisitos: para o cargo de escrivão, o requisito básico foi ter o nível superior em qualquer área de formação.
• Atribuições: Entre as atribuições do cargo estão proceder à coleta e análise de dados de interesse da investigação policial, em assessoria e sob designação da autoridade policial; cumprir despachos e portarias registradas por escrito pela autoridade, bem como lavrar os seguintes atos procedimentais, dentre outros; certificar atos cartorários e expedir intimações e notificações, entre outras.
• Regime jurídico e previdenciário: O regime de contratação da carreira policial civil é o estatutário, que garante a estabilidade. O regime de previdência é próprio.
Carreira de investigador
• Requisitos: também para a função de investigador é necessário o nível superior em qualquer área de formação. Além disso, é preciso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.
• Atribuições: Entre as principais atribuições do cargo estão proceder, na ausência da autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas da autoridade policial; realizar intimações e notificações; assessorar estudos para a execução de projetos de organização e reorganização na área policial; efetuar prisões em flagrante e arrecadar instrumentos relacionados à prática de infrações penais, de acordo com as disposições legais, além de outras.
• Regime jurídico e previdenciário: O regime de contratação da carreira policial civil é o estatutário, que garante a estabilidade. O regime de previdência é próprio.
A distribuição das vagas para ambas as carreiras foi por diversas cidades do estado, entre elas: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Diamantino, Tangará da Serra e Alto Araguaia, além de outras.