Política

Questão fiscal e FPE são pontos fundamentais do novo pacto, afirma Pedro Taques

A criação de uma comissão especial para discutir um novo pacto federativo e a relação entre os estados, os municípios e a União foi sugerida por Pedro Taques. O colegiado foi instituído na última sexta-feira (16) pelo presidente do Senado, José Sarney.

Sobre o FPE, Pedro Taques alertou que o atual modelo de distribuição de recursos foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2012.

– O Congresso Nacional tem que agir e criar uma lei que estabeleça novos critérios para o FPE – assinalou.

Na avaliação de Taques, o Congresso também precisa debater o federalismo do ponto de vista fiscal, com vistas a evitar a “guerra fiscal” vertical (entre União e os demais entes federados) e horizontal (entre os estados).

Conforme explicou o senador, atualmente, na divisão do bolo tributário, a União fica com a maior parte dos recursos, o que compromete as finanças dos estados e municípios.

– A União arrecada a maior parte e repassa uma parcela muito pequena aos estados – disse o senador.

Para a redução de desigualdades regionais e a manutenção do equilíbrio entre o poder central da União e a descentralização das políticas e recursos públicos, o pedetista também apontou a necessidade de debates sobre os modelos de segurança pública e do Sistema Único de Saúde.

– A segurança pública é responsabilidade que a União passa para os estados, assim como o SUS – argumentou.

Comissão

A comissão especial de notáveis com a tarefa de discutir um novo pacto federativo e a relação entre os estados, os municípios e a União foi criada por meio de ato do presidente do Senado, publicado na última sexta-feira (16) no Boletim Administrativo Eletrônico de Pessoal (BAP). Requerida pelo senador Pedro Taques, a comissão terá 60 dias para analisar e propor soluções para questões relacionadas ao sistema federativo.

Agência Senado

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões