Assim como os tijolos vermelhos aparentes, os blocos de concreto também possuem seu charme na construção civil.
Um bom exemplo a ser admirado é a Casa Mipibu, projetada pelo escritório brasileiro Terra e Tuma Arquitetos Associados, um exemplo de tipologia de construção que utiliza o bloco de concreto aparente. O projeto com 170 m2 e um programa extenso, está situado num terreno de dimensões muito usuais no Brasil. Os arquitetos consideraram a possível – e inevitável- verticalização das construções vizinhas e conseguiram compor um projeto compacto, complexo e que responde as necessidades de seu cliente com criatividade na definição do conceito e no uso dos materiais. Nós conversamos com o arquiteto Danilo Terra para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.
Segundo ele, os principais materiais usados foram bloco de concreto, concreto armado, esquadrias de alumínio e vidro.
As suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto são o pragmatismo no sistema estrutural. Iluminação e ventilação dos ambientes.
As decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto de maneira que possibilitam ou limitam determinados aspectos projetuais como vãos, número de pavimentos, aberturas e fechamentos.
As vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto foram as possibilidades de perante um orçamento enxuto investir em aspectos mais relevantes para o projeto, como maiores vãos, maiores aberturas. Os espaços e sua relação interior/exterior.
A escolha dos materiais impôs o desafio ao projeto no que diz respeito a modulação e alto desempenho estrutural.
(Fonte: archdaily.com.br).
Tudo isso somado ao bom gosto do cliente na escolha da decoração, cores e nas plantas para dar um ar de aconchego e naturalidade fez dessa casa um destaque.
Inspirem-se nas imagens a seguir!