Nacional

Fortaleza registra maior volume de chuva do ano

Fortaleza registrou hoje (18) o maior volume de chuva desde dezembro de 2017. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi registrado o acúmulo de 57 milímetros (mm) até as 7h desta quinta-feira (18).

Logo cedo, a população enfrentou transtornos pelas ruas da capital, com várias vias alagadas e trânsito lento. A Defesa Civil de Fortaleza registrou 4 ocorrências sendo uma de alagamento, uma de inundação e duas de risco de desabamento. O órgão mantém o monitoramento de áreas de risco e conta com equipes 24 horas por dia.

Além de Fortaleza, choveu também em outros 22 municípios do Ceará. A maior precipitação aconteceu em Itaitinga, na região metropolitana, com 90 mm. De acordo com a Funceme, as chuvas registradas nos últimos dias são resultado da ação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, um sistema meteorológico que atua no estado neste período e se forma rapidamente.

“De um dia para o outro, podemos observar uma variação na condição meteorológica de sol e céu claro para, repentinamente, uma condição de chuva”, explica o supervisor da unidade de Tempo e Clima da fundação, Raul Fritz.

Na próxima segunda-feira (22), a Funceme divulga o prognóstico de chuvas para os meses de fevereiro, março e abril. O período compreende a chamada quadra invernosa, que vai de fevereiro a maio e é quando são esperados os maiores registros de chuva do ano no Ceará. O estado enfrenta seca há 6 anos seguidos, com precipitações abaixo da média e sem grandes aportes nos reservatórios.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus