Nacional

Produtores de Sorriso esperam produção recorde de milho

Assim como Sorriso, Mato Grosso também irá bater o recorde na produção de milho, que vai alcançar 11 milhões de toneladas, a maior já registrada. Conforme levantamento do Imea, fechado em fevereiro, a área atingiu 2,42 milhões de hectares, 38,4% superior à da safra 2010/11.

No entanto, ainda é cedo comemorar. Como comprovou a safra de soja, cuja expectativa era de uma superprodução, há diversos fatores que podem interferir no bom andamento da safra. O clima é o principal, com muita chuva no momento de amadurecimento do grão, e consequentemente a falta de luminosidade, reduziu, em pelo menos, dez sacas por hectares de soja produzido em território sorrisense.

O produtor Márcio Giroletti é cauteloso, e afirma que apesar dos números, e das boas previsões, ainda é cedo comemorar. “Aguardamos as chuvas para verificar como as plantas vão florescer. Mas os preços estão bons e estáveis”. E, conforme a Somar Meteorologia, pode haver um “corte” das chuvas na segunda quinzena de abril, comprometendo, principalmente, aqueles que colheram a soja mais tarde e, consequentemente, plantaram o milho fora da janela de plantio indicada. Na avaliação é de Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar.

Segundo Santos, não haverá problemas para os agricultores que plantaram até dia 18 de fevereiro, uma vez que a previsão é de que haja chuvas regulares pelo menos até o começo de abril. “O grande problema é para quem plantou a partir do dia 25 de fevereiro, já que esse milho plantado entra numa zona de risco por conta do corte prematuro das chuvas”, explana.

Mas, apesar de não poder comemorar a desgraça dos outros, os mato-grossenses devem ganhar e muito com a quebra da safra no Sul. Os analistas do Imea, acreditam que este fator, também ajudou nos altos volumes de áreas no Estado, ainda mais para suprir a possível ausência do cereal sulista. A antecipação da safra de soja também foi um fator positivo que possibilitou grande parte do plantio dentro do período propício à segunda safra. O Imea estima que a produtividade deve se manter em 4.449 quilos de semente por hectare, o que corresponde a 74,1 sc/ha.

Fonte: Só Notícias

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus