Assim como Sorriso, Mato Grosso também irá bater o recorde na produção de milho, que vai alcançar 11 milhões de toneladas, a maior já registrada. Conforme levantamento do Imea, fechado em fevereiro, a área atingiu 2,42 milhões de hectares, 38,4% superior à da safra 2010/11.
No entanto, ainda é cedo comemorar. Como comprovou a safra de soja, cuja expectativa era de uma superprodução, há diversos fatores que podem interferir no bom andamento da safra. O clima é o principal, com muita chuva no momento de amadurecimento do grão, e consequentemente a falta de luminosidade, reduziu, em pelo menos, dez sacas por hectares de soja produzido em território sorrisense.
O produtor Márcio Giroletti é cauteloso, e afirma que apesar dos números, e das boas previsões, ainda é cedo comemorar. “Aguardamos as chuvas para verificar como as plantas vão florescer. Mas os preços estão bons e estáveis”. E, conforme a Somar Meteorologia, pode haver um “corte” das chuvas na segunda quinzena de abril, comprometendo, principalmente, aqueles que colheram a soja mais tarde e, consequentemente, plantaram o milho fora da janela de plantio indicada. Na avaliação é de Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar.
Segundo Santos, não haverá problemas para os agricultores que plantaram até dia 18 de fevereiro, uma vez que a previsão é de que haja chuvas regulares pelo menos até o começo de abril. “O grande problema é para quem plantou a partir do dia 25 de fevereiro, já que esse milho plantado entra numa zona de risco por conta do corte prematuro das chuvas”, explana.
Mas, apesar de não poder comemorar a desgraça dos outros, os mato-grossenses devem ganhar e muito com a quebra da safra no Sul. Os analistas do Imea, acreditam que este fator, também ajudou nos altos volumes de áreas no Estado, ainda mais para suprir a possível ausência do cereal sulista. A antecipação da safra de soja também foi um fator positivo que possibilitou grande parte do plantio dentro do período propício à segunda safra. O Imea estima que a produtividade deve se manter em 4.449 quilos de semente por hectare, o que corresponde a 74,1 sc/ha.
Fonte: Só Notícias