Um motociclista identificado como José Carlos, 55, faleceu na noite desta quarta-feira (10) ao colidir com uma vaca que atravessava a pista da BR-174, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá-MT).
Segundo as informações, o condutor da moto trafegava de uma localidade conhecida como Balneário Barreiro, com destino a cidade de Vila Bela, quando um automóvel que vinha em direção contrária e com luz alta atrapalhou a visão do condutor.
Testemunhas do acidente informaram que com a visão afetada pela luz, o motociclista não viu o animal que atravessava a BR e acabou colidindo com o mesmo. Com o forte impacto, José morreu na hora.
O Corpo de Bombeiros juntamente com a Polícia Civil e militar foram ao local da tragédia. A Polícia Civil busca o proprietário da vaca, pelo sinal de identificação do animal. O dono do animal deverá responder o artigo 132 do Código Civil que é expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente ao deixar a vaca solta.
O proprietário também pode ser enquadrado no artigo 31 do Código Penal, na Lei de Contravenções Penais, quando se fala em “deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”. Isso significa que independentemente do animal, na pista ele demonstra esse perigo para terceiros e por isso o proprietário responde por crime.