Cidades

VG abre 7.200 novas vagas para escolas e creches municipais

Com 7.200 novas vagas, se iniciam a partir desta segunda-feira (08) as matrículas para novos alunos da Rede Pública Municipal de Várzea Grande.

As matrículas para as Escolas Municipais de Educação Básica – EMEBs e para os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, antigas creches, será realizada até o dia 12 deste mês durante todo o dia.

Os alunos da Rede Pública Municipal que permaneceram entre o ano de 2017 para 2018, já fizeram suas rematrículas. 

“Entre 2017 e 2018 ampliamos o número disponível nas unidades municipais em 1.000 novas vagas, ou seja, tínhamos 25 mil alunos e passamos a 26 mil. Agora muitos que frequentaram o ensino público municipal no ano passado, ou mudaram do Ensino Infantil ou Ensino Fundamental para o Ensino Médio ou por qualquer outro motivo deixaram as unidades municipais, o que elevou o número de vagas disponíveis para 7.200”, disse o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidélis.

O titular da SMECEL, lembrou ainda que a prefeita Lucimar Sacre de Campos colocou em obras nos últimos meses, 15 novos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs que abrirão entre 3,5 mil até 5 mil vagas dependendo se elas funcionarão por um, dois ou três períodos.

Os investimentos para a Educação em 2018 superam os R$ 150 milhões apenas em obras.

“A partir de 2019 teremos ainda mais vagas para serem ofertadas tanto nas Escolas Municipais como para as creches, pois temos ainda três novas Escolas Estaduais sendo construídas em parceria com o Governo do Estado e outras seis escolas municipais que estão sendo totalmente reformadas e ampliadas em sua capacidade”, disse Silvio Fidélis.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos assinalou que em 2017 aplicou 30% das receitas correntes de Várzea Grande em Educação, quando a Constituição Federal fala em 25% e a tendência é deste percentual ser elevado nos próximos anos.

“Além do respaldo do Governo do Estado através do secretário Marco Aurélio Marrafon, estamos investindo e formalizando parcerias para que nenhum aluno em idade escolar fique fora da sala de aula”, assinalou Lucimar. Foi avaliada uma melhora na educação, segundo o Ministério da Educação – MEC.

Uma Comissão Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande irá avaliar todos os pedidos de novas matrículas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.